sábado, 1 de março de 2014

NOSSA CASA, NOSSA ESCOLA.

"O homem é uma tábula rasa", afirmou Jhon Locke em seu livro "Ensaio Acerca do Pensamento Humano". Não há como negar que o homem nasce desprovido de conhecimento, o qual é adquirido mediante o convívio social e a experiência individual. Sendo  um ser sociável é influenciado pelo meio onde vive, o qual molda diretamente o seu comportamento e caráter.
Considerando a importância da família no processo educacional entendemos que é nela que se estabelece o primeiro contato social do homem. É o espaço onde se aprende os valores  morais, éticos e espirituais. Desse modo, a educação familiar é um embasamento sólido que prepara o infante para saber viver em sociedade e até mesmo para que este esteja apto para receber e lidar com o conteúdo intelectual dos centros de ensino, pois para que a criança tenha bom desempenho na sala de aula é necessário que os pais a incentivem na prática de atos simples, como folhear um livro, por exemplo, ou rabiscar um pedaço de papel.
O adágio popular nos alerta: "Casa de pai...escola de filho". Isso significa que a familia é a principal responsável pela educação moral, e não a escola, como normalmente se pensa. Aliás, os professores são socializadores e treinadores para o mercado de trabalho. Assim, é ignorância culpar os professores pelo comportamento e desenvolvimento intelectual dos alunos, pois, visto acima, a família e a escola possuem funções distintas. 
Vale ressaltar que o tempo diário na sala de aula é 5 vezes menos que o tempo em que a criança passa  com a família. Por isso se algo não vai bem com a família os sintomas aparecem na escola. Observemos que a causa e a família, entretanto, não podemos omitir que, dependendo do preparo do professor, ele pode influenciar no desempenho de seu aluno, positiva ou negativamente.
Conforme bem asseverou Jean- Jaques Rosseau no seu livro "O Emílio", a família é a única  instituição natural que existe. Sendo assim, concluímos que ela é a primeira a modelar e determinar a natureza dos homens. Infelizmente há muitas famílias que transferem suas responsabilidades para os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário