Há certas canções que
marcam tanto a nossa vida, mas a maioria de nós tem a mínima ideia de como
surgiu, em que contexto, com qual motivação, e etc. Esse é o caso de “Joshua Fit The Battle of Jericho”, umas
das canções mais importantes na história da música cristã internacional, cuja
origem e sucesso são no mínimo interessantes!
Conforme consta do The Heritage Encyclopedia of Band Music
de William Rehrig essa canção surgiu na primeira metade do século XIX entre
escravos americanos e por isso trata-se de uma canção do gênero Negro
Spirituals, cuja temática estava sempre relacionada a histórias bíblicas de
luta, esperança, superação e libertação – algo que tinha tudo a ver com o
contexto social em que aqueles escravos se encontravam. Se fizermos uma análise
superficial dessas letras, rapidamente descobriremos o seu teor político e abolicionista
também, embora essas temáticas apresentassem duplo sentido (bíblico e
político). Convém dizer que essa música é fortemente influenciada pelo Segundo Grande Despertamento (1790
– 1840), movimento que enfatizava a salvação, vida renovada e que teve enorme
participação na abolição do trabalho escravo nos Estados Unidos.
Algumas poucas referências
afirmam que “Joshua Fit The Battle of
Jericho” foi registrada por Jay Roberts no ano de 1865, porém essa
informação é controversa, embora tenhamos notícias que algumas canções do Negro
Spirituals só começaram a ser registradas por volta de 1860, ano em que vários
estados americanos já haviam abolido a escravidão e alguns escravos libertos
puderam publicar suas composições.
A primeira versão gravada
de “Joshua Fit The Battle of Jericho”
foi realizada em setembro de 1922 (1924?) pelo quarteto Harrod’s Jubille Singers, um importante conjunto evangélico que
percorreu o mundo em várias turnês e foi o primeiro a gravar músicas do Negro
Spirituals. A gravação foi feita pelo selo Paramount Records e dá o crédito da
música a Jay Roberts. O grupo ainda existe, porém com o nome Fix Jubilee Singers, conta com 16
membros e desde sua fundação, em 1871, vem sofrendo a troca dos seus
componentes (http://www.fiskjubileesingers.org).
Depois dos Harrod’s Jubille Singers
dezenas de outros artistas vieram a regravar a mesma canção nos Estados Unidos,
de modo que essa tornou-se uma das mais bem conhecidas da igreja americana
sendo cantada ainda hoje, sobretudo em denominações predominantemente formadas
por negros.
Como trata-se de dezenas
de versões, convém, neste espaço, destacar as mais importantes, como a do ator
e ativista socialista Paul Robeson
em 1925, da premiadíssima Mahalia
Jackson em 1958 e do lendário Elvis
Presley que, precisamente, gravou em 31 de outubro de 1960!
BRASIL – “SOLDADO DE CRISTO” / “VEM COM JOSUÉ LUTAR EM JERICÓ“
Em 1973, Ozeias de Paula lançou pela Estrela da Manhã um dos discos mais
importantes da música cristã brasileira, o disco Cem Ovelhas, cuja quarta faixa do lado B trazia a primeira versão
em português dessa canção que se tem notícia e recebeu o nome de “Soldado de Cristo”. A versão de Ozeias de Paula incluiu apenas a
tradução do verso mais importante da canção original, a saber:
”Vem
com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó
Vem
com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó
E
as muralhas ruirão.”
Assim como nos Estados
Unidos, no Brasil a versão de Ozeias de
Paula foi regravada por outros artistas, porém com o título "Vem Com Josué Lutar Em Jericó",
como a aclamada banda Sinal de Alerta
em 1999, Aline Nascimento, Milton Cardoso e Victorino Silva. Em 2012, Jota
A regravou a canção com algumas modificações na letra. A canção na versão
de Ozeias de Paula foi cantada no Jovens Talentos Kids do Raul Gil por Ana Karolyne e até o lendário João
Alexandre já cantou em vários de seus concertos.
Esse breve histórico de Joshua Battle of Jerico nos leva a
refletir o poder que tem uma música em abençoar o nosso relacionamento com
Deus, bem como ter ajudado na luta pela causa abolicionista americana. Assim
como na América do Norte, no Brasil essa canção já tornou-se um dos
tradicionais corinhos cantados principalmente em ambientes pentecostais e em
conjuntos infantis e somente a eternidade poderá quem de fato a compôs e
quantas vidas foram abençoados ao ouvi-la!
Excelente material de pesquisa, parabéns , que Deus continue te dando sabedoria
ResponderExcluirGrato, Ledinilson!
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