E você acha que é piedoso falar assim? Certamente você não está no mesmo espírito de Paulo, que disse: "Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" (1Co 14.26). O culto genuinamente cristão inclui tanto salmos (louvores) como doutrina (pregação/ensino), e tudo pode cooperar juntamente para a edificação da igreja, se administrados com temor e sabedoria. Como exigente pregador das Escrituras posso dizer que celebro aqueles momentos que antecedem a exposição da Palavra, e que são dirigidos com profundo temor em meio a hinos bem tocados e cantados que exaltam a Cristo e vão pavimentando os corações dos crentes para a Palavra de Deus ter livre curso. Vivi isto no último domingo, inclusive, onde pude, num culto de jovens, deleitar-me ouvindo, dentre muitos outros, louvores como "Eu agora sou de Deus" (de Mattos Nascimento") e "Meu tributo" (cuja versão em português se eternizou na voz de Victorino Silva). A cada hino cantado, fagulhas da mensagem que já queimava em meu coração eram lançadas sobre a igreja!
Ah, e antes que você me lembre que há abuso no tempo destinado às canções nos cultos hoje, devo dizer-lhe que estou totalmente ciente disso, e eu mesmo já procedi não poucas críticas ao cantarolar interminável que subtrai o tempo de exposição da Palavra - o que se torna ainda mais deprimente quando as músicas são esvaziadas de conteúdo bíblico e daquela genuína adoração que exalta a Deus. Todavia, uma visão equilibrada não propõe o descarte ou menosprezo do momento musical no culto, e sim a moderação na distribuição das oportunidades para os louvores - e que devem ser louvores de fato!
Desvalorizar o momento do louvor no culto, ao invés de participar dele aproveitando para oferecer a Deus "salmos, hinos e cânticos espirituais" (Ef 5.19), é oferecer a Deus um cordeiro manco, um culto deficiente, ou até mesmo "fogo estranho", não ordenado por Deus! Você que é exigente na pregação, mas que só chega atrasado para os louvores em sua igreja ou que fica distraído durante esse momento, reflita sobre isso, e ofereça a Deus o culto completo, como Ele merece!
Tiago Rosas
Nenhum comentário:
Postar um comentário