sábado, 26 de fevereiro de 2011

CONSELHOS AOS PREGADORES DO RÁDIO.

É fato que as igrejas evangélicas atualmente vivem um período de considerável prosperidade material e  isto influencia na aquisição de novas tecnologias como o rádio. Percebe-se o alto investimento das igrejas nos meios de comunicação de massa, principalmente no rádio, haja vista ser o meio de comunicação mais acessível. Dessa forma, evangélicos em geral propagam suas doutrinas denominacionais(nem sempre bíblicas) colocando-as ao alcance de todos. Quando falo no uso do rádio por evangélicos sou bem claro em denunciar os graves erros cometidos por alguns locutores cristãos, tais erros quero discorrer aqui.
1- Conhecimento deficiente da Gramática. Já ouvi muitos locutores cristãos, até bem intecionados, "assassinando o Português", de forma vexatória.Inclusive um deles no início do programa convidou os ouvintes para abrirem a Bíblia na epístola de Paulo aos "colonissensses".Confesso que fiquei sem saber se era Colossenses ou Tessalonissensses.É obrigatório que todo locutor saiba usar a norma culta da Língua Portuguesa, sem exagerar no uso de termos desconhecidos pelo radiouvinte.
2-Deficiência de oratória radiofônica. Este sério problema reside em pessoas que não tem a mínima noção de radialismo para apresentarem programas evangélicos.Isto inclui: péssimo timbre vocal, desconhecimento do mundo musical, confusão da oratória da Homilética com a oratória radiofônica, entre outros.Como trabalhar com uma máquina se não sabemos como manuseá-la?
3-Ataque as outras igrejas. Quanto à isso, diz o pastor Paulo Alves Correia aos radialistas evangélicos:"Nossa função não é atacar,mas, sim, evangelizar".
Já ouvi dois apresentadores "digladiando-se" por questões teológicas.Um ouvia o programa do outro,e na hora de seus respectivos programas um queria derrubar o outro.Isso é vexatório!.
4- Desconhecimento bíblico-teológico- Aqui reside outro grande problema, pois muitos pronunciam erroneamente alguns livros da Bíblia, especialmente os livros históricos e as cartas de Paulo.Por exemplo:primeira Crônicas, ao  invés de primeiro Crônicas;primeira Coríntios ou primeiro Coríntios, ao invés de Primeira aos Coríntios;primeiro Pedro ou primeira a Pedro, ao invés de primeira de Pedro e assim por diante.
Quanto aos erros de Teologia Bíblica a gama de erros é ainda maior e não é necessário citar exemplos.Igrejas falsas é o que não faltam para ilustrar essa verdade.É claro que há exceções e vale apena exemplificar irmãos, como Wellington Aquino, Gustavo de Morais, Eliel do Carmo, Paulo Alves Corrêia, entre outros.
Finalmente, queridos leitores, a igreja brasileira precisa capacitar pessoas que compreedem razoavelmente a Filosofia Radiofônica, para que não venhamos dar escândalos a ninguém.
Em Cristo, Áleckson Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário