sábado, 5 de novembro de 2011

Pode um crente batizado e recém-possesso participar da Santa Ceia?

Hoje participei de mais um maravilhoso culto da Santa Ceia do Senhor e logo ao chegar fui surpreendido com uma pergunta curiosa e um tanto confusa feita por um sincero jovem:"Um crente batizado e recém-possesso por demônios pode tomar Santa Ceia?
Surpreendido e sem direção confesso que não soube responder ao irmão, apenas disse que sobre esse assunto só o dirigente poderia responder.
Alguns segundos depois encontrei a reposta que, aliás, estava escondida, em função de um certo "susto" que tomei, pois como pode um crente batizado em águas ser possesso por demônios?
Como bem escreveu Nicky Cruz no seu livro "Satan Anda Solto" um crente verdadeiro nunca é possesso por espíritos das trevas, já que o seu corpo pertence exclusivamente ao Espírito Santo (ICo 6.18), porém o apóstolo Paulo recomendou aos irmãos efésios que não dessem lugar ao diabo (Ef 4.27), ou seja, a anjo ou legiões (Mt 8.28-34) isso nos faz entender que se o crente descuidar uma porta se abre para o inimigo entrar.
Respondendo a questão do estimado irmão digo que nesse caso o recém-possesso deve conversar com o pastor ou dirigente e contar o que realmente ocasionou a possessão demoníaca, pois algum pecado escondido não foi confessado, logo o inimigo achou uma porta de entrada. Após essa confissão o irmão que sofreu a possessão deve receber uma oração de libertação e perdão.
E, aí, essa pessoa já pode participar da Santa Ceia? Essa é uma outra questão essencialmente eclesiástica, pois espiritualmente o ex-possesso já está livre, porém cabe ao pastor a decisão se essa pessoa deve ou não ceiar. Na minha opinião, o ex-endemoninhado deve passar por um período de observação, para que haja uma comprovação da sua completa libertação.
O melhor é prevenir; deixar as novelas; não falar mau ou odiar o irmão;evitar fofocas; ter uma vida de oração e leitura da Palavra e, portanto, ser consagrado a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário