quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A ROCHA COMO METÁFORA NA BÍBLIA.

Por ser um livro recheado de figuras de linguagem, a Bíblia Sagrada acaba ilustrando muitas verdades espirituais, com a água, a luz, o pão, pedra, rocha..., as quais, até mesmo, servem de elementos proféticos e tipológicos.
Um passeio pela Bíblia nos faz encontrar várias vezes o emprego do vocábulo "rocha", sinônimo de firmeza, e resistência, por isso várias nos Salmos é empregado esse termo(Sl 28.1;40.2;62.2). Outro termo pouco na Bíblia usado é "rochedo", que significa rocha muito volumosa, que alude a um alto refúgio encontrado em Deus(2Sm 22.2;Sl 18.2, 31).
A primeira vez que a rocha aparece como tipo de Cristo está registrada em Êxodo 17.6, quando Moisés a feriu. O apóstolo Paulo informa que aquela rocha foi o Messias ferido na cruz para nos dar a água da vida(ICo 10.4;Is 53.5).
Há, também, algumas ocorrências do vocábulo "pedra", como no episódio em que Davi matou o Golias(ISm 17.48-58), aquela pedra é o próprio Cristo, que, apesar de ser pobre, desprezível, contudo aniquilará o diabo e todos os reinos.
Outra ocorrência aparece no misterioso sonho de Nabucodonozor(Dn 2.35), que nada mais é que uma sequência cronológica da pedrinha de Davi. É Cristo derrubando todos os reinos e instalando o Milênio(Dn 2.44,45;Ap 19).
E no N.T. Cristo aparece cumprindo toda a tipologia do A.T. e alegando que aquele que edifica sua casa sobre a rocha será prudente(Mt 7.24), sendo a mesma rocha onde a igreja está edificada(Mt 16.18) e a rocha que os edificadores rejeitaram(At 4.11).
Por ser forte, resistente e sólida a rocha aponta para Jesus Cristo, por essa razão os filhos de Corá disseram que a cidade de Deus nunca será abalada(Sl 46.5, 6). Ele é a nossa base!

Nenhum comentário:

Postar um comentário