quarta-feira, 26 de setembro de 2012

União de Mocidade de Cururupu se prepara para um grande evento.

Olá, queridos, após alguns meses sem escrever no blog do Áleckson Marcos, em função da nova rotina que vivo, hoje, com muito prazer quero anunciar o nosso primeiro evento na direção da UMADC, que, com certeza, vai impactar a vida de muita gente, como já havia publicado no meu Facebook.
O culto acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de novembro do ano corrente e contará com a presença das mocidades de Apicun Açu, Bacuri, Madragoa, Serrano do Maranhão, Mirinzal, além das congregações do campo de Cururupu (Tapera de Baixo, Maracujatiua, Porto do Nascimento e Gurutil). No mesmo esquema serão convidadas as congregações de Areia Branca, Vila-Liege, São Benedito e Rodagem.
O evento terá início na sexta-feira à noite com um grande culto devocional e evangelístico, com a participação do Coral Boas Novas, Vocal Acorde Celeste, Vocal Rocha Eterna e a Banda Sinal de Alerta. Já os dias de sábado e domingo, durante o dia, será marcado por estudos bíblicos.
Cantores e preletores ainda estamos a confirmar, mas por enquanto temos a possibilidade da presença do Pr. Jorge de Guimarães, Pr. Neto de Miranda e a presença da cantora Rayssa de Bacuri, mas ainda esta semana estaremos decidindo essas questões e publicando com mais precisão toda a programação do aludido trabalho.
Será uma benção!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A maconha como erva sagrada do Movimento Rastafari

     Nesta breve postagem discorro sobre o uso cerimonial da maconha, que é tida como planta sagrada dos rastafaris.  A historiografia rasta menciona o ano de 1941 como a época oficial em que a comunidade de Pinnacle, criada por Leonard Howell, descobriu as diversas ultilidades da marijuana na medicina, nas vestimentas e na religião, que na época era fundada, sob grande influência do "profeta" Marcos Garvey. Os rastas em alguns costumes aparentam-se com os Adventistas do Sétimo Dia ao observarem o "I-Tal", que é um conjunto regras dietéticas baseadas no livo de Levítico, entre as quais estão a abistinência de carne animal- especialmente a suína-, alguns tipos de pescados, enlatados e produtos industrializados. Afinal, eles seguem uma dieta rigorosamente vegetariana, daí o uso justificado da maconha, além de basearem-se em Gênesis 1.29, texto em que Adão recebe a ordem de Deus para consumir as ervas do campo. Este é o texto favorito dos rastas! Conta a lenda jamaicana que um pé de maconha foi encontrada no túmulo do rei Salomão! No entanto, na Jamaica a maconha é usada para a "purificação da alma", para "limpeza da mente", afim de que o rasta possa analizar com clareza os problemas do mundo (babilônia). Não é usada por vício ou entretenimento, como no Brasil, por isso que os rastafaris do mundo todo já tentaram legalizar o seu consumo religioso. Mas, arrazoai comigo! Se temos a mente de Cristo, para quê recorrer à maconha para purificar a mente? Paulo recomenda preenchermos a nossa mente com tudo o que é reto, puro, honesto, de boa fama...(Fp 4.7,8). O Senhor nos criou com uma mente pensante que, independente de maconha, pode muito bem questionar as coisas do mundo, já que somos imagem de Deus(Gn 1.26). Cristo nunca usou maconha para ensinar as coisas do Reino e Paulo também nunca recorreu à erva para entender as coisas espirituais!

domingo, 13 de maio de 2012

QUE TODAS AS MÃES SEJAM COMO MARIA!

  Não se assuste com este post, pois reverencio Maria como um grande exemplo de fé e maternidade, e não como mediadora entre nós e Deus como creem os católicos romanos. Só Jesus Cristo é o mediador (1Tm 2.5), mas Maria tinha algumas características que vale a pena destacar.
Ela foi encontrada virgem (Mt 1.18), achou graça diante de Deus (Lc 1.30), lhe era submissa (Lc 1.38), humilde (Lc 1.48), sabia ouvir (Lc 2.19); preocupava-se desesperadamente com Jesus (Lc 2.41-46) e acompanhou Jesus até na sua morte (Mt 27.61). Destaco estas características em Maria, mas bendito é o fruto do seu ventre, Jesus(Lc 1.42)!
  Hoje, por conta da degradação de valores morais, as pessoas tem até vergonha de afirmarem a sua castidade e a honrarem até ao casamento. Os nossos jovens sofrem bulling por causa de suas preferências morais, mesmo em um país conservador como ainda é o Brasil.
A ascensão da extrema-esquerda e consequentemente do feminismo está causando danos irreparáveis para a família, pois retira a soberania dos pais e ainda prega um falso conceito de independência das mulheres, confundindo submissão conjugal com opressão. Maria mostra que a submissão voluntária é uma prova viva de intenso amor.
Queria que todas as mulheres fossem submissas à voz de Deus, honrosas aos seus maridos, preocupadas com seus filhos como foi Maria. Infelizmente, cada vez mais os jovens estão conferindo aos seus pais a responsabilidade de criação. Avós sendo pais novamente por conta da gravidez precoce de seus filhos, sem falar do aborto a que os jovens recorrem.
  Imagine se Maria tivesse abortado a Cristo ou o descartado no lixo e nos mercados como acontecia no Império Romano! Cuidado! Você pode estar matando alguém que poderia abençoar a humanidade.
  Se todas as mães fossem como Maria não teríamos outros "jesus", mas teríamos homens como Tiago, João e Pedro que imprimiram o evangelho em uma era de descrença. E o mundo de hoje precisa com urgência de mães como Maria e filhos como Jesus para mostrar que a obediência aos pais não é algo ultrapassado e opressor, mas um princípio que transforma a sociedade.
Como diz a canção "que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.". Feliz dia das mães e que elas sejam como foi Maria!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reativada a União de Mocidade das Assembleias de Deus em Cururupu.

Ontem, dia 8 de março, foi um dia marcante para a União de Mocidade da Assembeia de Deus em Cururupu, pois o grupo de jovens do Templo Central e das congregações reuniram-se com o pastor Amaro Camilo no templo da Vila Liege, afim de decidir o futuro do trabalho de jovens que há quase 5 anos se encontrava inativo.  Na reunião compareceram o professor Emerson Teixeira, o diácono Udinaldo Rabelo, dentre outros irmãos. O ex-coordenador de mocidade do Templo Central, José da Paixão Pereira não compareceu na reunião. Por sugestão do pastor Camilo fui indicado para coordenar a UMADC, em que obtive aprovação da maioria dos jovens presentes. Foi-me concedida a oportunidade de indicar alguém para auxiliar-me na coordenação, ocasião em que indiquei o professor Carlos André Palavra, o qual foi aceito pelos presentes. Confesso que sinto um grande temor em assumir tão grande responsabilidade, no entanto, sinto-me amparado por Deus, pelo pastor da igreja e pelos irmãos que votaram em mim. Um grande trabalho está à minha frente, principalmente o evangelismo, mas sei que o Senhor é comigo. Orai por mim, irmãos!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O PASTOR QUE TORNOU-SE OVELHA!

  O mistério da encarnação é uma das verdades sagradas mais intrigantes encontrada na Bíblia, pois é inexplicável o Deus eterno e incriado ser gerado no ventre de uma mulher, tomando forma humana, afim de cumprir um projeto arquitetado no céu, quando a Santíssima Trindade "reuniu-se" para planejar a salvação do homem caído. Cristo, nessa "reunião", foi escolhido para dar o cumprimento desse projeto(Projeto Redenção). Quando lemos o Salmo 23 encontramos a linda declaração de que "o Senhor é o meu pastor e nada me faltará", assim entendemos que Jesus Cristo é o nosso Sumo Pastor(1Pe 5.4;Hb 13.20;Jo 10.11), no entanto, ao tomar forma humana, submetendo-se ao sagrado sacrifício da cruz, Ele encarna as características de ovelha(Is 53.7) ou cordeiro(Ex 12.5;Jo 1.29), no intuito de demonstrar para a humanidade a sua mansidão, prudência e submissão(Mt 11.29;21.5). Essas três qualidades jamais foram vistas em outras pessoas, apesar de Moisés ser " mui manso , mais do que todos os homens que havia na terra"( Nm 12.3); ninguém se dispôs tanto, como Cristo o fez. Com este exemplo aprendemos que todo líder primeiro deve servir(Is 42.1;Mt 20.28) a Deus e aos outros. Cristo, o pastor-ovelha, agora está assentado à destra de Deus(Rm 8.34), sendo o nosso Sumo Pastor(1 Pe 5.4), que continua nos servindo com as suas infinitas bençãos.  Essa é a história mais espetacular de todas as que eu ouvi!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ozeas de Paula completa mais um ano de vida!

Fotos de Ozéias de Paula"Eram cem ovelhas juntas no aprisco...".Esta é uma das canções mais conhecidas no meio evangélico de um dos mais renomados cantores desse segmento, o Ozeas de Paula. Mineiro, filho do pastor Antonio de Paula, Ozeas desde cedo foi ligado à música devido à influência de seus irmãos Oziel e Otoniel. A biografia dele é uma história de superação e fé, pois em 1973 sofreu um terrível acidente automobilístico, deixando-o em coma durante 9 meses, quando já era conhecido em algumas igrejas do Sudeste. Mas pela graça de Deus Ozeas se recuperou e no ano seguinte lançou o LP  que o tornou conhecido em todo mundo: o LP "Cem Ovelhas", música regravada em 10 idiomas, inclusive em chinês. Hoje, OZeas está em plena atividade; com mais de 25 lançamentos; mais de 40 anos de adoração,contribuindo, de forma massiva, para a história da musicalidade evangélica no Brasil. É triste o fato de cantores como Ozeas de Paula, Eliézer Rosa,Cícero Nogueira são pouco valorizados pelos crentes  e cantores "modernos", no entanto, afirmo que nenhum desses "astros modernos" farão história ou marcarão uma geração como os cantores supracitados. Ozeas de Paula, obrigado por ser um instrumento de Deus e parabéns por mais uma ano de vida!

domingo, 22 de abril de 2012

NA RODA DOS ESCLARECEDORES: POR QUE PASTORES ASSEMBLEIANOS NÃO PARTICIPAM?

O programa Na Roda dos Esclarecedores, veiculado pela Rádio 92 FM, é, de fato, muito esclarecedor. É inegável a sabedoria dos homens de Deus que participam do programa, defendendo a fé, aguçando o nosso raciocínio e esclarecendo conceitos. A linha de separação denominacional é rompida quando estes homens se encontram, no entanto, o que sempre me inquietou foi a falta de pastores da Assembleia de Deus que não participam do programa. Não quero crucificar a emissora, pois não sei o real motivo pelo qual tais líderes não participam, apenas me incomodo em saber que a maior denominação evangélica do estado não tem seus líderes presentes no programa evangélico de maior audiência no Maranhão. Há alguma rixa entre a rádio e os pastores assembleianos? Seria uma decisão da 92 FM? Os assembleianos se recusam em participar do debate?
A alegação do apresentador Wellington Aquino é que os pastores de quase todas as igrejas recebem convites e igualmente a Assembleia de Deus, mas seus líderes se recusam a participar do programa. Se de fato os pastores da AD se recusam a participar, a denominação está perdendo e feio, pois a maioria dos debatedores são de tradição calvinista e isso não impede que membros da AD não ouçam, apesar de seus líderes os aconselharem a não ouvir, conforme já afirmou o radialista. Se os líderes assembleianos realmente se preocupam com a doutrina soteriológica de seus membros, então é hora de abrir os olhos e reconhecer que eles estão se tornando cada vez mais calvinistas e talvez até antipentecostais.
Um debate sadio entre expositores do calvinismo e arminianismo deve existir, mas a omissão dos representantes deste último me faz pensar que a maioria não está preparada para defender a soteriologia da AD. Tomara que não seja essa a hipótese verdadeira!
Apesar disso, eu continua arminiano, pentecostal e ouvinte do programa Na Roda dos Esclarecedores!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

QUANDO ERA PECADO TER UM RÁDIO EM CASA.

 A Assembleia de Deus sempre foi reconhecida pela rigidez dos usos e costumes peculiares, tais como a proibição de calças femininas, uso de jóias e maquiagens, jogar futebol e assistir TV. Esses costumes, no entanto, ao longo do tempo, foram modificados, de modo que visivelmente não se diferencia um crente assembleiano de outro crente de denominação diferente. Muita coisa mudou. Quando a Assembleia de Deus chegou ao Brasil ninguém sonhava com o surgimento do rádio, que só viria a aparecer 9 anos depois, com a criação da Rádio Sociedade, do Rio de Janeiro. Quando a "caixa falante" chegou, os primeiros líderes assembleianos proibiram os crentes de tê-lo em casa, para evitar que estes ouvissem músicas e programações seculares e, por fim, se afastassem da igreja. O crente que fosse encontrado ouvindo um aparelho de rádio em casa era severamente disciplinado (Isael de Araújo, Dicionário do Movimento Pentecostal,CPAD). Porém, com o passar do tempo os pioneiros resolveram mudar o que, na época, era considerado "doutrina". Na Convenção Geral das Assembleias de Deus, realizada em 1937, em São Paulo, foi tratada a licitude do crente poder ter um aparelho de rádio em casa. Sob a nobre influência do missionário Albert  Wedmer, finalmente, acordaram que o rádio deveria ser usado "pela igreja" como veículo de evangelização e quanto ao crente tê-lo em casa, continuou sendo proibido, mas agora com um novo motivo: evitar que os crentes deixassem de ir à igreja ao ouvir os cultos realizados nos stúdios das rádios. Mas a igreja voltou a rever seus conceitos e algum tempo depois liberaram o uso do rádio para todo crente. Essa proibição foi uma justa preocupação com os crentes ou um exagero por parte dos nossos honrosos pioneiros? Um pouco de cada! Hoje a igreja evangélica brasileira possui cerca 30% das emissoras de rádios do Brasil. Se proibir  ouvir rádio estava correto, então não percam tempo ouvindo tanta poluição sonora nas rádios de hoje. Tem muito lixo radiofônico sendo consumido hoje!

Site Tudoradio.com investe em notícias do rádio evangélico.

.  O rádio que antes era "propriedade  da igreja para a igreja", agora rompeu as berreiras do exclusivismo e vém conquistando um espaço cada vez maior no mercado radiofônico, alcançando, às vezes, os primeiros lugares no hanking das rádios mais ouvidas, competindo, inclusive, com as consagradas emissoras seculares, de maneira que este fenômeno já é observado pelos promotores de rádio. Após um e-mail enviado por mim, o site secular Tudoradio.com, nas últimas semanas, tém divulgado notícias do cenário radiofônico evangélico, reconhecendo assim a sua elevada importância na comunicação social do Brasil. Há duas semanas o site publicou mudanças ocorridas na programação Rede Nossa Vida, um complexo sistema de rádios evangélicas do Sudeste do país. Foi visto ainda na página principal o slogan da Rádio Gospel FM, que pode ser ouvida em tempo real pelo site em apreço. Graças à Deus pelo fato de Daniel Starck ter reconhecido a grandiosidade do rádio cristão, afinal nós também sabemos fazer rádio!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Michel Teló atribui a Deus o sucesso de "Ai se eu ti Pego". A velha história se repete: o santo nome de Deus é terrivelmente blasfemado pelos homens que desconhem a Sua santa Palavra, atribuindo a Ele algo contraditório aos seus eternos princípios. O cantor Michel Teló, em entrevista concedida ontem ao Programa do Ratinho, falou da sua trajetória no mundo artístico e do elevado sucesso de suas músicas. Teló falou ao apresentador Carlos Massa sobre a sua fé católica herdada de seus pais, bem como dos hits "Fugidinha" e "Ai se eu ti Pego", este último, segundo o cantor tornou-se o mais tocado nas rádios brasileiras com apenas duas semanas de lançamento, de maneira que Robeto Carlos afirmou que nunca tinha visto nada igual no Brasil(pandemia). A história narrada na música ocorre num baile frequentado especialmente por mulheres sensuais que dançavam de forma provocante, despertando o desejo sexual do observador.Disse Jesus que "aquele que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela"(Mt 5.28). Perguntado sobre o segredo do sucesso de "Ai se eu ti Pego", Michel respondeu que tinha muita confiança em Deus e atribuiu a Ele a causa de todo o sucesso. Desde quando Deus apoiou orgias e prostituição, já que essa música defende o sexo ilícito?."Fugi da impureza", foi o que recomendou o apóstolo Paulo(ICo 6.18). E como se não bastasse vergonhosamente já regravaram a música agora na versão evangélica "Assim eu Prego"! É muita falta de vergonha e temor a Deus!


terça-feira, 10 de abril de 2012

Pr. MARCOS PEREIRA SE POSICIONA DIANTE DE DENÚNCIAS.

O pastor Marcos Pereira, líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias publicou nota oficial de esclarecimento, no site da referida denominação, em função das denúncias que têm sido feitas a ele nos últimos meses. Dentre as denúncias estão: envolvimento com o tráfico de drogas, homicídio, abuso sexual e promoção de rebelião presidiária. As suspeitas em relação ao pastor começaram quando a mídia, principalmente o programa Conexão Repórter, veiculado pelo SBT, publicou a sua influência em bailes-funk, morros e penitenciárias. Numa das ultimas edições do Conexão Reporter, Roberto Cabrini entrevistou o acusado dentro da sua própria igreja, ocasião em que ele afirmou que tudo não passa de uma farsa.  "As reais motivações desta campanha de ódio contra o Pastor Marcos são a inveja e o desejo de poder", assim esclarece o texto publicado pelo site da igreja. Não posso afirmar que o Marcos tenha algum envolvimento com o crime e o tráfico, mas é muito estranho alguém chegar num baile-funk pegar o microfone do disk-jóquei e fazer um "culto" evangélico. Muita água ainda vai rolar debaixo da ponte, enquanto isso, o conceito de igreja é banalizado e o nome de Jesus Cristo é blasfemado.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Harpa Cristã completa 90 anos!

 "Deus prometeu, com certeza, chuvas de graça de mandar...". Assim começa o primeiro hino da Harpa Cristã, composição do irmão José Rodrigues. São mais de 600 composições, dos mais variados temas; são dezenas de compositores, dos diversos lugares e países; são quase 100 anos de história nas Assembleias de Deus no Brasil! Tudo começou em 1922, em Recife, com poucos hinos (44 hinos e 10 corinhos) que expressavam os princípios básicos da Doutrina Pentecostal que chegara ao Brasil.
Infelismente esses hinos estão sendo esquecidos e substituídos por canções humanistas e com grandes erros doutrinários. Não quero, aqui, dizer que a Harpa esteja insenta de erro. Ela contém alguns erros,sim! Entretanto nela você não encontra triunfalismo, confissão positiva ou auto-ajuda. Os temas musicais da HC giram em torno do nascimento(481,366,475), sacrifício(236,282,308), ressurreição(183,546,545) e a Segunda Vinda de Jesus(442,206,547), dentre outros temas como a oração(577), missões(65) e o cuidado de Deus por nós(61). Segundo o CPAD News a CPAD realizará uma grande festa em comemoração dos 90 anos da Harpa Cristã. O evento acontecerá na capital pernambucana nos dias 12 e 13 do mês corrente e contará com a ilustre presença de José Wellington Bezerra da Costa, dentre outras personalidades da Assembleias de Deus no estado.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Assembleia de Deus em Cururupu constrói novos templos.

A igreja evangélica Assembleia de Deus em Cururupu,sob a liderança do Pastor Amaro Camilo da Silva, nos últimos 4 anos tem aguçado o olhar para a construção de novos templos em Cururupu, cidade que já conta com uma população de mais de 40 mil habitantes, sendo, em sua maioria, composta de católicos, umbandistas e pessoas sem religião. Objetivando alcançar esses povos Amaro Camilo desenvolveu um projeto arquitetônico, visando a construção de 3 templos em áreas estratégicas da cidade. O início do projeto deu-se há 4 anos, quando foram lançadas as bases do templo da Vila Liege. Em seguida, precisamente, há 4 meses, iniciou-se a construção de outro templo no bairro de Rodagem. Este, talvez, seja o mais estratégico de todos os templos do projeto, haja vista estar situado às margens da Avenida Getúlio Vargas, pista que dá acesso às cidades de Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicun Açú, no entanto é uma área que conta com uma grande concentração de umbandistas. E, ultimamente, já foram feitas as coletas para o início da construção do templo no bairro do São Benedito, que, segundo Amaro Camilo, será o maior templo das Assembleias de Deus no campo de Cururupu, perdendo apenas para o Templo Central. Em cada um desses bairros já existe uma congregação, como se vê, a seguir: Congregação da Vila Liege, liderada pelo diácono Udinaldo Rabelo; Congregação da Rodagem, liderada por Carlos Palavra, Wberlan Maia e Jamilson Mendes; Congregação do São Benedito, liderada por Dorinaldo Santos e José Almeida. Construção de templos marcou esses 40 anos de ministério do Pastor Amaro Camilo, o qual revelou a este blogueiro que só será jubilado quando concluir esses templos. Camilo é um obreiro incansável e que sempre tem feito muito para o Reino de Deus.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Retiro espiritual, uma boa opção no carnaval?

As festividades do carnaval ecerraram e certo temor tomou conta de boa parte dos evangélicos.
A sensualidade dos foliões, o apelo ao sexo livre e o consumo de bebidas alcoólicas caracterizam o que conhecemos como carnaval, ou melhor, festa da carne. Isso faz com que as igrejas evangélicas desenvolvam um medo (que considero não razoável) e, então recorrem aos retiros espirituais, como um lugar seguro.
A principal razão pela qual são feitos os retiros é a de que os novos convertidos podem ser atraídos para voltarem ao mundo, no entanto, esse problema é facilmente resolvido, pois, como os novos convertidos precisam de uma assistência especial, uma boa programação interna resolveria a questão.
Recorrer aos retiros como se fosse um refúgio para a igreja nem sempre é a melhor opção, haja vista alguns perigos que residem nesse ato, tais como a famosa paquera entre os jovens. Quando as igrejas agem dessa maneira, o mundo exerce a sua considerável influência sobre elas!A Assembléia de Deus em Cururupu, sob a liderança do Pastor Amaro Camilo da Silva, promoveu um grande evangelismo com entrega de folhetos, no ano passado. Enquanto muitos se escondem nos retiros espirituais, há uma pequena parcela que tem amor pelas almas perdidas e resistem o diabo de frente; não fogem dele; esse é o povo que Deus precisa para a sua grande obra, na terra

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MAIS UMA PROVA DE QUE COM DEUS NEM SEMPRE É "DE REPENTE".

 Escrevi há alguns dias uma postagem sobre a canção "Com Deus é de repente" de uma renomada cantora do seguimento gospel, onde esclareci que o nosso Senhor nem sempre age repentinamente em nosso favor.Para isso citei o caso de Naamã, José do Egito, dentre outros argumentos.
Agora descobrir que não estou só nessa defesa de fé. Em minha igreja tive acesso à música "A senha", do ábum "Identidade", do cantor Anderson Freire. Uma música muito bem produzida do ponto de vista musical e teológico. E nessa música o compositor denuncia dois grandes erros já vistos em algumas canções tocadas nas igrejas.Um trecho da música diz : "...não precisa pegar senha pra falar com Deus... e pode levar dias pra ti atender, às vezes num segundo pode acontecer..."
Há cantores, no entanto, dizendo que Deus atende o crente com senhas;outros dizem que de madrugada a fila é menor, mas a música "A senha ", diz: "Não busque atalhos pra falar com Deus.O caminho está livre e é todo seu".Quero apenas me deter no trecho "pode levar dias pra ti atender.Às vezes num segundo pode acontecer" e relacionar com a música "Com Deus é de repente".
 Nesta frase o cantor deixa bem claro que Deus pode agir em nosso favor como Ele quer e no tempo em que Ele quizer, de tal maneira que o compositor diz que pode levar dias para sermos atendidos por Deus.Não por que a fila de espera de crentes é grande e Deus demore para atender cada um deles, mas, sim, porque até o silêncio dEle pode nos servir de resposta e Ele age só quando quizer segundo a Sua vontade e não podemos murmurar disso
Existe alguma concordância teológica entre essas duas musicas acima? Se ambas são verdades, pode duas verdades se contradizerem?Continuo insistindo que com Deus o negócio nem sempre é de repente,A morte de Cristo foi lenta, e não de repente;Cristo demorou nove meses para nascer;demou três dias para resuscitar,enfim, Deus age no tempo certo.
Louvo a Deus pelos cantores que assumem posição de verdadeiros apologistas e profetas de Deus, denunciando o erro e expondo a verdade da Palavra.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Superintendência da EBD em Cururupu já pensa na realizacão da II Conferência de EBD.

A superintendência da Escola Bíblica Dominical em Cururupu, na pessoa do diácono Udinaldo Rabelo, em conjunto com os professores de EBD da Assmbleia de Deus reuniram -se no començo de
de janeiro para tratar assuntos concernentes à II Conferência de Escola Bíblica Dominical.A primeira realização do evento deu-se em setembro de 2010, com a presença dos pastores Marcos Tuler e Esdras Bentho, ambos do Rio der Janeiro.
Para a edição deste ano nenhun nome foi confirmado, mas a equipe de professores já pensam na presença do pastor Raposo, vice-líder da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão.
Ainda não foi marcada nenhuma data, mas o mês é o de setembro deste ano.A expectativa de todos está, desde já, ativada.
Até lá!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

POR QUE GRITAMOS?

Quando passamos em uma igreja pentecostal reunida em algum culto e não ouvimos aquela pregação eloquente, inflamada e gritante, logo estranhamos, pois nascemos e fomos criados com essa tradição, digamos assim, já que a cantora Cecília de Sousa popularizou essa idéia, lá pelos anos 80 com a canção "o povo barulhento". Porém a "arte de gritar" tornou-se um caso muito sério, haja vista ser o fator gerador de jargões como: "pentecostal que não faz barulho tá com defeito de fabricação" ou "Perturbai os moradores da Terra", sendo este último uma interpretação descontextualizada do texto bíblico.
Constitui-se um problema preocupante, porque há irmãos que, ao pegar o microfone, já começam o seu sermão com a intensidade da voz, até mesmo, além da quantidade de decibéis adequada ao ouvido humano. Outros quando começam a orar, até quem passa na rua ouve. Será, então, que o Santo Espírito é Deus de barulho? Ou precisamos gritar para chamar a atenção de Deus?
Analizando esse fenômeno podemos concluir que não é preciso gritar para ser ouvido, tanto na pregação como na oração. Gritos, então, são apenas reflexos da emoção humana que mistura-se com a alegria do Espírito. Dessa forma, num ajuntamento de crentes buscando a face do Senhor, onde Ele se manifesta, é comum haver ocorrências de gritos, no entanto, como afirmou o pastor Geremias do Couto, avivamento pode produzir barulho, mas nem todo barulho é sinal de avivamento.
Segundo a homilética, um sermão para ser bem desenvolvido não precisa ser orado a gritos, pois afeta a voz do pregador, o ouvido dos irmãos e a compreensão da mensagem, só que na minha igreja quase todos os pregadores gritam intensamente, quando pregam. Isto nem sempre é necessário e, às vezes, é irritante. Falar alto, tudo bem. Gritar, só em alguns casos, entretanto, se o irmão não gritar a igreja não glorifica e se o orador não gritar, também não está sendo usado por Deus. Já gritou, é o homem da unção!
Portanto, irmãos, gritar no Espírito, sim. Converter essa prática em regra é um grave erro!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SERÁ QUE "COM DEUS É DE REPENTE" MESMO?

Queridos irmãos, "De repente". Essa é a nova composição que nos últimos meses o rádio brasileiro (gospel e secular) e as igrejas evangélicas passaram a entoar. Trata-se de uma canção muito apreciável do ponto de vista poético-musical e se fosse convertê-la em pregação resultaria em um belo sermão temático, consideradas as regras básicas de Homilética, no entanto, não são apenas poesias que classificam uma música como digna de louvor a Deus- ainda mais quando há exageros no emprego da licença poética- e nem qualquer sermão temático que passa pelo crivo da Hermenêutica-ainda mais quando toma-se a parte e confunde com o todo.
Não reprovo toda a composição, pois não sabemos o dia e hora do agir de Deus;Ele, de fato, corôa a nossa fé, mas o primeiro erro ocorre assim:"Pra obter algo com sucesso o ser humano escala um processo, mas com Deus é diferente Ele muda a sua história, irmão, de repente. Com Deus é de repente".
De fato, o ser humano se planeja, mas a cantora diz que com Deus é diferente, ou seja, tudo é de repente. Quer dizer, então, que o Senhor não faz planos e nem projetos? E o plano da Redenção? E a formação do homem? Será que Deus não planejou com a Santíssima Trindade tudo isso?
E nem sempre Deus muda a nossa história/situação do dia para a noite. Lembram de José? Quanto tempo durou para tornar-se governador do Egito? E Davi? Quanto tempo levou para chegar no trono, após ser ungido?
A música continua:"...Ele cura o doente, irmão, de repente". Lembram de Naamã? Ele foi curado de repente? Quantas vezes ele mergulhou no rio Jordão? E um dos cegos que Cristo curou? Quantas vezes Ele passou saliva no olhos daquele cego?
E o último erro ocorre:"De repente um vento veemente...". A Bíblia diz que no Pentecostes ouviu-se um som como de um vento e não um vento propriamente. Até a Harpa Cristã erra nisso.
Portanto, nem sempre Deus age de repente. O repente não é regra geral. Ele, às vezes, age em nossa vida lentamente para nos mostrar o grau da nossa fé. Tomar particularidades e generalizar é um grave perigo.

sábado, 7 de janeiro de 2012

POR QUE AS LOJAS DE UMBANDA LUCRAM NO FINAL E COMEÇO DE ANO.

A propagação dos cultos-afrobrasileiros tem recebidos ampla divulgação em nome da cultura e da diversidade religiosa nos meios de comunicação de massa e centros de educação, inclusive a faculdade de química, do Programa Darcy Ribeiro, há um mês, em média, entrevistou um renomado pai-de-santo de Cururupu em nome do multiculturalismo e ignorância ao Estado Laico.
O ser humano, quando pecou, tornou-se supersticioso e sempre procurou segurança em amuletos consagrados, os quais servem de proteção pessoal contra maus-olhados, encantamentos, dentre outras "energias negativas". E quando chega o final de ano ou começo de ano o "Brasil-afro" se mobiliza em direção às lojas umbandistas em busca de produtos como velas, fitas, imagens de Iemanjá e perfumes banhos - produto mais procurados nessa época.
Como se vê o povo brasileiro ainda mantém uma forte tradição dos cultos africanos. O evangelho de Cristo precisa se expandir muito mais em nosso solo e isto é a tarefa mais árdua das igrejas evangélicas, pois umbanda não é apenas mistura de cultura africana. Há todo o aparato do Catolicismo popular, algo que dificulta
muito mais a nossa batalha evangelística.