sábado, 26 de fevereiro de 2011

A CRENÇA OCULTISTA NO ÓLEO DA UNÇÃO.

As lições bíblicas da Cpad (juvenis) trouxe, no último domingo, o polêmico tema da superstição, que abrangeu assuntos, como caixinha de promessas, suvenir de Israel, maldição hereditária e, entre outros, o uso indiscriminado do óleo da unção, que, de forma sucinta, discorrerei aqui.
O óleo da unção, extraído da azeitona, muitas vezes era usado no Antigo Testamento para a consagração de reis (ISm 10.1) e sacerdotes (Ex 29.2), simbolizando a aprovação divina, bem como a capacitação do Espírito Santo aos eleitos para esses ofícios, porém modismos neo-pentecostais tem surgido com a utilização do óleo da unção, o qual deixou de ser símbolo do Espírito e passou a servir como uma espécie de amuleto, sendo usado para rituais, semelhantes às práticas ocultistas, dentro dos círculos evangélicos.
Segundo o panteísmo ocultista, há um poder sobrenatural em tudo, posto que tudo é Deus.Esse poder cósmico pode ser manipulado, conforme os interesses de quem o usa.
Assim está sendo usado o azeite da unção.Abandonaram a simbologia bíblica e atribuem ao líquido um poder que só o Espírito de Deus tem.É como se fosse um amuleto usado na magia branca para fins benéficos.E quando digo que o óleo é um tipo de amuleto, não exagero.Basta analizar o ato de ungir carros, casas e outros objetos.O azeite funciona , ao que tudo indica , como um repelente contra investidas demonícas e porque não dizer de maus-olhados?
O assunto é tão comprometedor que há dois anos, em Serrano do Maranhão o irmão Udinaldo Rabelo, superintendente da EBD em Cururupu-MA, quase foi agredido fisicamente por recusar-se passar óleo na multidão que presenciava o culto!Isso é muito triste, mas foi fato!
Se os superpregadores soubessem o que é a unção de Deus, deixariam o Ocultismo e voltavam aos princípios da Reforma Protestante, mas preferem o suposto poder do óleo que o poder de Deus (mega-dunamis)!

VEM AÍ NOVO CD DE MATTOS NASCIMENTO!

Para quem esperava, nas próximas semanas o cantor e compositor evangélico Mattos Nascimento lançará no mercado gospel o seu novo trabalho.Segundo as informações do seu site oficial o novo cd terá 12 músicas inéditas e 8 regravações de grande sucesso nacional.
Mattos é conhecido pelo seu "oh, glória!";pela bela voz que possui;pelo reggae que sabe cantar (
influência dos Paralamas do Sucesso) e pelo apego excessivo aos anjos.Esta última característica é visível deste o seu primeiro lançamento.A ênfase recai quando compôs a música "Anjos Poderosos", evidenciando o seu lado angelólatra.
Como já falei, a história da música evangélica brasileira é dividida em fases, ou seja, em cada período um tema especial recai sobre as composições, mas parece que a fase angelólatra de Mattos Nascimento nunca passou.Ele, no entanto, já mudou muito, posto que já aderiu a onda de auto-ajuda e dos sonhos, deixando muito o seu lado devocional e evangelistico.
Portanto, espera-se que o novo álbum do cantor venha recheado dos temas supracitados, contudo, ele ainda tem boas músicas.
Oh, glória!

Resposta a Dirceu Antunes.

Amado irmão, Dirceu Antunes, saudações em Cristo!
Quero parabenizá-lo pela justa preocupação com a proliferação dos falsos profetas infiltrados na igreja (I Tm 4.1, 2), porém, o pastor Amaro Camilo, de quem falei não é o mesmo a quem você se refere.
O pastor Amaro Camilo da Silva, a quem me refiro, é natural do Ceará, porém recebeu o título de cidadão cururupuense e um sincero homem de Deus, com mais de 40 anos de ministério na Assembléia de Deus, inclusive é chamado por muitos de "pastor quadrado" por preservar a doutrina pentecostal na sua totalidade e nunca esteve em Brighton. Mas louvo a Deus por se preocupar com os escândalos e aberrações no meio neo-pentecostal.Sugiro que você leia o post "S.o.s pentecostes" neste mesmo blog.
Em Cristo Jesus, Áleckson Marcos. .

Significado espiritual da arca de Noé.

A história da arca de Noé e o contexto em que foi construída é muito conhecida pelo povo de Deus por ser um texto clássico das Sagradas Escrituras,mas pouco se sabe do significado espiritual,tipológico e profético desta embarcação que é um exemplo clássico de engenharia naval. Antes de tudo é necessário entender que o episódio supracitado é especialmente escatológico,pois, sendo um tipo,alude para a manifestação de seu antítipo, Jesus Cristo, no período que inicia-se com o arrebatamento da igreja.Observamos esta verdade logo nos versículos iniciais do capítulo 6 de Gênesis em comparação com a declaração messiânica de Mateus 24.37-39, ou seja, o período ante-diluviano é uma figura da situação mundial antecedente ao arrebatamento da igreja. Segundo o registro de Moisés a arca tinha: 300 côvados de comprimento;50 de largura e 30 de altura.De forma simples a Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz que o objeto flutuante tinha: 133 metros de comprimento; 22 de largura e 13 de altura. SIGNIFICADO DAS MEDIDAS DA ARCA. As medidas da arca de Noé alude para a Dispensação da Graça,inaugurada por Jesus Cristo(Lc 22.20), na qual a salvação está ao alcance de todos(Tt 2.11-14).Assim como a arca tinha lugar para Noé, sua família e os animais, em Cristo há perdão e lugar para todos(Jo 3.16). No versículo 17 Deus prediz o juízo iminente sobre toda a Terra.No versículo seguinte é estabelecido o pacto noaico.Nesse caso, o versículo 17 é uma figura do período pré-tribulacionista-os 7 selos- (Ap 6,7,8,9), mas também alude ao período posterior ao Juízo do Grande Trono Branco(Ap 20.11-15), em que os "os céus passarão com intrepitoso estrondo, e os elementos se desfaram abrasados"(2Pe 3.10).E no versículo 18, o concerto com Noé é uma referência a ao livramento da igreja da condenação eterna, da Grande Tribulação e do Juízo Final, pois os santos serão arrebatados, ou seja, "embarcarão" na Arca(1Co 15.50-52;1Ts 4.13-17). Aleluia!Deus é o nosso refúgio(Sl 46.7;62.1).

S.O.S PENTECOSTALISMO!

Atualmente o movimento pentecostal tem sofrido mudanças radicais quanto a sua origem, em função de certos modismos propagados pelos "grandes" pregadores e cantores que,desvinculando-se do evangelho pleno e verdadeiro, apregoam um evangelho barato que massagea o ego do povo e deturpa a nossa teologia pentecostal clássica.
Algo que muito chama atenção é que a propagação de rituais neo-pentecostais nas nossas igrejas é devastador, assim como o crescimento do rebanho de seguidores das "novas unções" .O tal neo-pentecostalismo acaba marcando negativamente as nossas pregações e as nossas músicas, pois a moda agora é a confissão positiva, prosperidade, bênçãos, vitória e o humanismo caracterizado pelo evangelho da auto-ajuda. Eis a razão de clichês como:"você nasceu pra vencer","você é um escolhido".Observe que a ênfase está no "você". Simplesmente é aquela velha história da inversão de valores .São marcas do antropocentrismo.É o homem que quer tentar usurpar o trono de Deus.
As inovações teológicas, as "novas unções", as novas doutrinas (porque não dizer doutrinas de demônio?) a cada dia se proliferam na igreja do Senhor.Nada contra inovações administrativas da igreja, pois isso é dinamismo e a edifica, porém,o que está em questão é a influência neopentecostal que quer eliminar o clássico pentecostalismo pregado pelos nossos pioneiros. Mas de uma coisa tenho certeza:o Espírito não modernizou-se para adequar-se às novas tendências da moda pentecostal,ou melhor pentecostalista. Os pregadores desse "avivamento" exercem uma influência tão admirável a ponto de conquistarem milhões de fãs que imitam os trejeitos, berros, pulos e até línguas estranhas(ou estrangeira!) de seus ídolos.
Mas, queridos, denunciar esses erros é como puxar a juba de um leão faminto.Somos taxados de antiquados ou quadrados unicamente porque conservamos as bases da Igreja Primitiva!
Em Cristo, Áleckson.Marcos.

CONSELHOS AOS PREGADORES DO RÁDIO.

É fato que as igrejas evangélicas atualmente vivem um período de considerável prosperidade material e  isto influencia na aquisição de novas tecnologias como o rádio. Percebe-se o alto investimento das igrejas nos meios de comunicação de massa, principalmente no rádio, haja vista ser o meio de comunicação mais acessível. Dessa forma, evangélicos em geral propagam suas doutrinas denominacionais(nem sempre bíblicas) colocando-as ao alcance de todos. Quando falo no uso do rádio por evangélicos sou bem claro em denunciar os graves erros cometidos por alguns locutores cristãos, tais erros quero discorrer aqui.
1- Conhecimento deficiente da Gramática. Já ouvi muitos locutores cristãos, até bem intecionados, "assassinando o Português", de forma vexatória.Inclusive um deles no início do programa convidou os ouvintes para abrirem a Bíblia na epístola de Paulo aos "colonissensses".Confesso que fiquei sem saber se era Colossenses ou Tessalonissensses.É obrigatório que todo locutor saiba usar a norma culta da Língua Portuguesa, sem exagerar no uso de termos desconhecidos pelo radiouvinte.
2-Deficiência de oratória radiofônica. Este sério problema reside em pessoas que não tem a mínima noção de radialismo para apresentarem programas evangélicos.Isto inclui: péssimo timbre vocal, desconhecimento do mundo musical, confusão da oratória da Homilética com a oratória radiofônica, entre outros.Como trabalhar com uma máquina se não sabemos como manuseá-la?
3-Ataque as outras igrejas. Quanto à isso, diz o pastor Paulo Alves Correia aos radialistas evangélicos:"Nossa função não é atacar,mas, sim, evangelizar".
Já ouvi dois apresentadores "digladiando-se" por questões teológicas.Um ouvia o programa do outro,e na hora de seus respectivos programas um queria derrubar o outro.Isso é vexatório!.
4- Desconhecimento bíblico-teológico- Aqui reside outro grande problema, pois muitos pronunciam erroneamente alguns livros da Bíblia, especialmente os livros históricos e as cartas de Paulo.Por exemplo:primeira Crônicas, ao  invés de primeiro Crônicas;primeira Coríntios ou primeiro Coríntios, ao invés de Primeira aos Coríntios;primeiro Pedro ou primeira a Pedro, ao invés de primeira de Pedro e assim por diante.
Quanto aos erros de Teologia Bíblica a gama de erros é ainda maior e não é necessário citar exemplos.Igrejas falsas é o que não faltam para ilustrar essa verdade.É claro que há exceções e vale apena exemplificar irmãos, como Wellington Aquino, Gustavo de Morais, Eliel do Carmo, Paulo Alves Corrêia, entre outros.
Finalmente, queridos leitores, a igreja brasileira precisa capacitar pessoas que compreedem razoavelmente a Filosofia Radiofônica, para que não venhamos dar escândalos a ninguém.
Em Cristo, Áleckson Marcos.