quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A ESPERANÇA MESSIÂNICA NOS SALMOS 62.

O Salmos 62, (de Davi), é muito mais que uma simples poesia, pois alcança o território profético, de maneira quase subliminar e imperceptível, porém alimentando a esperança messiânica do povo judeu e, doutra forma, da igreja.
Davi parecia está envolvido psicologicamente num conflito bélico ao compor o salmo e, nesse contexto, facilmente recorre-se a Deus, já que ele é a rocha onde o salmista espera quieto e silencioso a salvação, o livramento (v.1,2).Porém, a força do texto recai no vocábulo: "salvação". É claro que o compositor diante de seus inimigos precisava de uma salvação, no sentido de ajuda e livramento, porém analisando o hino numa visão escatológica, fica fácil entender que a salvação de que fala o músico é o próprio Messias, que recebeu o nome de "Jesus", que significa "salvador", "salvação", ou "o Senhor salva".
No salmo em apreço aparece o substantivo "rocha", metáfora que consolida muito mais a idéia de que esse texto é futurista, haja vista o apóstolo Pedro afirmar que Cristo é a pedra que os construtores rejeitaram.
Davi apenas reforça as inúmeras predições a respeito do Cristo, deixando Israel numa expectativa considerável, quanto à esse fato.Vale lembrar o árduo trabalho dos profetas nessa mesma missão, até que finalmente Malaquias dá o alerta final:"E para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça..." (Ml 5.2).
400 anos de silêncio.Cadê a promessa?Mas, os fiéis em Deus aguardavam silenciosamente, de maneira que não eram abalados.No meio do silêncio aparece um homem, no mínimo estranho, pregando no meio do deserto: "Arrependei-vos, por que é chegado o Reino dos Céus" (Mt 3.2).Era João Batista, filho Isabel e Zacarias, que preparava o caminho para Jesus passar.E quando todos esperavam, nasce na manjedoura o Prometido. Felicidade para poucos (Lc 2.25-32).Supresa e decepção para a maioria, mas este era a salvação que de quem os salmos 62 falam.
A esperança de Davi constitui-se, portanto, a esperança da igreja- Jesus aparecer nas nuvens com poder e glória(ITs 4.16,17) !

O Dia Internacional de Combate à Aids e as implicações religiosas, morais e sociais.

Ontem todo o Brasil mobilizou-se para as ações do Dia Internacional de Combate a Aids, em que as instituições de ensino em conjunto com os profissionais da saúde realizaram um eficiente(?) trabalho de conscientização pública quanto ao número crescente dos indivíduos contaminados pelo HIV, assim como as formas de contágio e métodos de prevenção do vírus.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2011, o número de portadores do vírus permanece estável, chegando a 0,6 % da população brasileira, fruto do intenso trabalho do Ministério, conforme afirmou Alexandre Padilha, atual ministro da saúde.
No entanto, métodos de prevenção usados e defendidos no combate a Aids confrontam com os valores morais e religiosos da comunidade evangélica, já que a principal medida profilática da doença é o uso da camisinha.
Do ponto de vista do sistema de saúde a camisinha é um excelente método usado no processo de planejamento familiar, algo que, ao meu ver, não tem nada de errado.Não é pecado planejar a concepção de um bebê, porém, por outro lado, a camisinha tem sido um instrumento satânico muito eficaz na desmoralização do sexo e da sexualidade, favorecendo o aumento da prostituição, homossexualismo, vida sem compromisso e ,em casos do mau uso do preservativo, a gravidez na adolescência.Aqui estão todas as implicações morais, religiosas e até sociais do uso da camisinha.
Quando esta impera a moralidade é perdida e, ao invés de trazer benefício, provoca uma série de outros problemas sociais.
A luz da Bíblia Sagrada:
o homem deve ter apenas uma mulher, e, isto, casados;
virgindade até o casamento e fidelidade até a morte.Se esses princípios fossem seguidos, essa contaminação não existia e, se existisse, era em pequenas proporções. É claro que há contaminação,talvez por acidente, entre evangélicos, porém são casos raríssimos.
Quem mais se contamina? São prostitutas, homossexuais, libertinos, ou seja são pessoas avessos à moralidade cristã(Rm 1.23).
E você acha que o governo se importa com isso? Pelo contrário, os defende!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

QUANDO O RÁDIO REPRESENTA UM ATRASO PARA A FÉ.

Ao longo de sua existência o rádio sempre serviu como poderoso instrumento de evangelização dos povos que não tinham acesso a outros meios de comunicação de massa.São muitos os registros e depoimentos de pessoas que já foram abençoadas por esse "aparelho falante", porém os tempos mudam e a realidade das igrejas também.
O Reverendo Renato Vargens sabiamente escreveu em seu blog que o rádio é um termômetro da fé no Brasil e, de fato, o é, pois é um reflexo das igrejas. Ao mesmo tempo em que serve de espelho e representa a devoção evangélica, também trabalha no incentivo e propagação de modismos pré-existentes, sendo dessa forma um atraso na fé evangélica.
À medida que as igrejas desviam o foco de sua missão no mundo o rádio também obedece a mesma grandeza diretamente proporcional.Se a igreja não prioriza o evangelismo como pode o rádio fazer diferente?
O rádio cristão obedece aos comandos dos púlpitos. Quando pastores "profetizam" o rádio libera a palavra rhema. E assim o rádio torna-se um eco dos líderes religiosos.Quando isso acontece a fé dos crentes é adoecida e que ouve pode pensar que igreja evangélica se resume ao que é veiculado no rádio.
Proprietários de rádios deveriam promover sérios eventos que produzissem um real avivamento e evangelismo em massa, mas alguém responderá, talvez: "Mas nós evangelizamos pelas músicas".Que músicas? Triunfalistas, da confissão positiva,auto-ajuda ou escato-ecológicas? Essas músicas evangelizam, exaltam o homem ou lhes causam medo e terror?
Até o rádio brasileiro precisa de um urgente avivamento!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

IV COADAP encerrou ontem com poder e unção de Deus!



Encerrou ontem o IV Congresso de Obreiros da Assembleia de Deus em Apicun Açu-MA (COADAP), sob a liderança do pastor José Ribamar Gonzaga.O evento conseguiu reunir uma considerável aglomeração de pessoas, que superlotaram a área de eventos da igreja.

Ainda na noite de encerramento, Daniel & Samuel louvaram a Deus e, dentre tantos hinos, cantaram "Saudade de Tereza" e o pastor Jehan Porto, preletor oficial do evento, ministrou a Palavra de Deus, de forma poderosa e contundente e com um estilo homilético particular, discorrendo sobre a trajetória de Davi do pasto ao trono e do trono ao pasto e a trajetória de nabucodonozor do trono ao pasto e vice-versa.Pastor Porto não precisou estragar a garganta para falar de Deus; não valeu-se de modismos para ser usado por Deus, pelo contrário, denunciou o orgulho de líderes eclesiásticos; exaltou a humildade; defendeu a necessidade do ensino bíblico e a leitura da Palavra de Deus, resultando na salvação de 30 almas para Cristo, segundo a contagem do pastor Ribamar, o qual disse que foi o melhor momento da festa.
Todos voltaram para casa cheios do poder de Deus e confiantes que só teremos vitória (trono) por Cristo Jesus, nosso Senhor (ICo 15.57)!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MUÇULMANOS CRIAM FALSA RÁDIO EVANGÉLICA ONLINE!

No próximo domingo os professores de juvenis da Escola Bíblica Dominical, discorrerão sobre os pilares do Islamismo, e tristes informações, quanto à religião não faltam.
A organização muçulmana Haghighat-e-sabz-e-Gilan, que traduzido é "A grande verdade de Gilan", iniciou uma nova tática de perseguição aos cristão no Irã, valendo-se de uma série de conferências sobre religiosidade, cujos assuntos de interesse é, em suma, a entrada do Cristianismo em territórios islâmicos do Irã.
No intuito de barrar a entrada do Cristianismo no país vários depoimentos de conversões de cristão ao Islamismo serão exibidos, segundo Mohamad Reza, organizador da instituição.
Conforme informa o site cristão Mohamat News, o ponto alto do projeto é a instalação de uma emissora radiofônica que funcionará via-internet.A rádio, sutilmente, recebeu o nome "A VOZ DE CRISTO".Dessa forma, espera-se que uma nova onda de perseguição levantar-se-á contra os nossos irmãos iranianos, que estão entre os dez mais perseguidos do mundo.
A Grande verdade de Gilan e a sua emissora, objetivam, na verdade, detectar e caluniar a massa cristã, ali residente.
Oremos, pois pelos nossos irmãos no Irã e pelos perseguidores muculmanos.

domingo, 13 de novembro de 2011

A NOVA ONDA DOS HINOS ESCATO-ECOLÓGICOS.

Queridos irmãos, como já é perceptível, nos últimos semestres uma nova onda de hinos escatológicos estão sendo lançados pelas gravadores evangélicas.Tais composições abordam, em especial, o arrebatamento da igreja e as consequências para o planeta Terra após esse fato.
Essas músicas fortalecem a nossa esperança de sermos arrebatados e nos encontrar com Cristo nas nuvens(ITs 4.16-18); esclarecem a falta que fará a igreja neste mundo (Mt 5.14-16) e tentam sensibilizar o pecador da proximidade da Segunda Vinda de Cristo (Ap 22.12).
No entanto, surge uma certa preocupação, pois a história da musicalidade evangélica parece ser dividida em fases.Ora canta-se que "o vitorioso está no palco e os inimigos na plateia", mas, por ora, prevalecem as composições que denomino de "escato-ecológicas" ou hinos do "aquecimento global", pois neles aparecem expressões, como: "camada de ozônio superaquecida","raios ultra-violetas", "geleiras derretidas", "placas tectônicas", entre outras.
Não obstante os benefícios supracitados, tudo indica que os nossos cantores querem ver os pecadores sendo destruídos e indo para a perdição.É como se os pecadores fossem objetos, agora, de diversão para os arrebatados , ou seja, os que subiram agora sorrirão dos que ficaram.Da mesma forma, concluo que os compositores preferem cantar a destruição do mundo que a salvação dos pecadores que perecerão quando Cristo voltar.O melhor de tudo é evangelizar os povos e dizer que Cristo livra de todos os perigos pós-arrebatamento (Pv 24.11).
Em Cristo Jesus, Áleckson Marcos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Parte para a eternidade o pastor Paulo Viana.

O pastor Paulo Viana, líder da Primeira Igreja Batista de Cururupu, faleceu às 5:00 horas da manhã de quinta-feira, em São Luís- Ma, com mais de 80 anos.
Durante muitos anos Viana sofria de problemas cardíacos e continuamente viajava para efetuar o tratamento das doenças que o afligiam.
Vale ressaltar o árduo trabalho do pastor Paulo na Igreja Batista, o que lhe trouxe considerável credibilidade por parte de suas ovelhas e de pastores americanos, os quais implantaram a referida denominação.
O corpo de Paulo Viana foi velado na sua própria residência e foi sepultado às 9:00 desta manhã de sexta-feira.
Minhas condolências à família do saudoso pastor e aos nossos irmãos batistas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pode um crente recém-possesso participar da Santa Ceia, sendo batizado?

Hoje participei de mais um maravilhoso culto da Santa Ceia do Senhor e logo ao chegar fui surpreendido com uma pergunta curiosa e um tanto confusa feita por um sincero jovem:"Um crente batizado e recém-possesso por demônios pode tomar Santa Ceia?
Surpreendido e sem direção confesso que não soube responder ao irmão, apenas disse que sobre esse assunto só o dirigente poderia responder.
Alguns segundos depois encontrei a reposta que, aliás, estava escondida, em função de um certo "susto" que tomei, pois como pode um crente batizado em águas ser possesso por demônios?
Como bem escreveu Nicky Cruz no seu livro "Satan Anda Solto" um crente verdadeiro nunca é possesso por espíritos das trevas, já que o seu corpo pertence exclusivamente ao Espírito Santo (ICo 6.18), porém o apóstolo Paulo recomendou aos irmãos efésios que não dessem lugar ao diabo (Ef 4.27), ou seja, a anjo ou legiões (Mt 8.28-34) isso nos faz entender que se o crente descuidar uma porta se abre para o inimigo entrar.
Respondendo a questão do estimado irmão digo que nesse caso o recém-possesso deve conversar com o pastor ou dirigente e contar o que realmente ocasionou a possessão demoníaca, pois algum pecado escondido não foi confessado, logo o inimigo achou uma porta de entrada. Após essa confissão o irmão que sofreu a possessão deve receber uma oração de libertação e perdão.
E, aí, essa pessoa já pode participar da Santa Ceia? Essa é uma outra questão essencialmente eclesiástica, pois espiritualmente o ex-possesso já está livre, porém cabe ao pastor a decisão se essa pessoa deve ou não ceiar. Na minha opinião, o ex-endemoninhado deve passar por um período de observação, para que haja uma comprovação da sua completa libertação.
O melhor é prevenir; deixar as novelas; não falar mau ou odiar o irmão;evitar fofocas; ter uma vida de oração e leitura da Palavra e, portanto, ser consagrado a Deus.

domingo, 6 de novembro de 2011

Batismo em águas é um compromisso a mais com Deus?

Somos influenciados por tradições herdadas dos nossos honrosos pioneiros, porém há desvios, que não são necessariamente pecado e nem herança dos pioneiros, mas atrasam a fé.
O Batismo em Águas é um exemplo disso, pois muitos ainda, por tradição, sustentam a ideia, de que este sacramento é um compromisso e uma responsabilidade a mais com Deus.
O Batismo é antes de tudo uma confissão e demonstração públicas da nossa fé, ou seja, é uma simbologia que significa morrer para o mundo e viver para Deus(Rm 3.21, 22), dessa forma os candidatos ao Batismo devem passar primeiro pelo arrependimento, conversão e santificação.Estes são os pré-requisitos básicos para quem vai para o céu e deseja descer às águas, mas alguns alegam: "ainda não quero ser batizado.É mais responsabilidade. Não estou preparado!". Os que já são batizados exclamam: "fulano não se batiza porque não quer compromisso sério com Deus!".
Que compromisso? Que responsabilidades com Deus? Já que o batizando deve ser ,antes de tudo, salvo e isto implica em ser servo de Deus e o servo é compromissado com o Senhor, como afirmar que o batizando só terá mais compromisso após descer às águas? Quero dizer que independente de ser batizado ou não todo crente tem um compromisso sincero com Deus, desde que aceitou a Jesus. Afirmar que Batismo é um compromisso a mais com Deus, é dizer que o batizado é mais crente que o que não é batizado, e isto não tem lógica!
Antes de ser batizado, eu já tinha um sério compromisso, pois orava, jejuava, estudava a Bíblia, pregava, ensinava e evangelizava. Isto é um sério compromisso de todos, independente de ser batizado.
O Batismo é, sim, um compromisso maior com a igreja local, pois tornamos membros dela, participamos da Santa Ceia e das decisões eclesiásticas.É apenas uma responsabilidade com a igreja.
Em suma, quem ainda não deseja ser batizado por causa desse suposto compromisso ou não está preparado para isso, também não está pronto para ir para o céu, já que os requisitos do batizando são os mesmos para quem vai para o céu!

sábado, 5 de novembro de 2011

Pode um crente batizado e recém-possesso participar da Santa Ceia?

Hoje participei de mais um maravilhoso culto da Santa Ceia do Senhor e logo ao chegar fui surpreendido com uma pergunta curiosa e um tanto confusa feita por um sincero jovem:"Um crente batizado e recém-possesso por demônios pode tomar Santa Ceia?
Surpreendido e sem direção confesso que não soube responder ao irmão, apenas disse que sobre esse assunto só o dirigente poderia responder.
Alguns segundos depois encontrei a reposta que, aliás, estava escondida, em função de um certo "susto" que tomei, pois como pode um crente batizado em águas ser possesso por demônios?
Como bem escreveu Nicky Cruz no seu livro "Satan Anda Solto" um crente verdadeiro nunca é possesso por espíritos das trevas, já que o seu corpo pertence exclusivamente ao Espírito Santo (ICo 6.18), porém o apóstolo Paulo recomendou aos irmãos efésios que não dessem lugar ao diabo (Ef 4.27), ou seja, a anjo ou legiões (Mt 8.28-34) isso nos faz entender que se o crente descuidar uma porta se abre para o inimigo entrar.
Respondendo a questão do estimado irmão digo que nesse caso o recém-possesso deve conversar com o pastor ou dirigente e contar o que realmente ocasionou a possessão demoníaca, pois algum pecado escondido não foi confessado, logo o inimigo achou uma porta de entrada. Após essa confissão o irmão que sofreu a possessão deve receber uma oração de libertação e perdão.
E, aí, essa pessoa já pode participar da Santa Ceia? Essa é uma outra questão essencialmente eclesiástica, pois espiritualmente o ex-possesso já está livre, porém cabe ao pastor a decisão se essa pessoa deve ou não ceiar. Na minha opinião, o ex-endemoninhado deve passar por um período de observação, para que haja uma comprovação da sua completa libertação.
O melhor é prevenir; deixar as novelas; não falar mau ou odiar o irmão;evitar fofocas; ter uma vida de oração e leitura da Palavra e, portanto, ser consagrado a Deus.

FALANDO SÉRIO: A IOGA TRAZ BENEFÍCIO SIM!

Às vezes olhamos para certas coisas e queremos logo demonizá-las ou as vemos como pecado em função do preconceito que sempre mantemos por tradição de nossos pais.Com isso abrimos mão da razão e da lógica e cedemos à cegueira intelectual, mantendo uma terrível aversão àqueles pratica tais coisas.
Vemos o futebol como abominação; vemos uma blasfêmia no uso, mesmo que moderado, de maquiagem; vemos no ioga uma terrível manifestação anti-cristã (de fato, o é), mas não reconhecemos os benefícios fisiológicos que ela traz para quem a pratica. Não escrevo isto para defender o ioga e seus benefícios. Sei que isso nada tem a ver com os princípios bíblicos, pelo contrário, tem forte ligação com a filosofia budista.
Enquanto ministrava hoje na sala de EBD, fiz a seguinte pergunta, no início da aula: "O ioga traz algum tipo de benefício físico para o homem?". Alguns responderam que sim. Outros omitiram suas respostas. Concluí afirmando que, não obstante os malefícos espirituais, o ioga ajuda no bom funcionamento do organismo, algo que é cientificamente comprovado, pois melhora a circulação do sangue no corpo e no cérebro, favorece o bom desempenho do sistemo respiratório, tonifica os músculos, proporciona elasticidade das articulações, controla o estresse, e etc.
Não defendo, no entanto, o ioga e suas técnicas de relaxamento, pois os males espirituais que ela causa no indivíduo praticante são letais e superiores a qualquer bem-estar físico e mental.
Aderir ao ioga é abandonar o conceito real de Deus e aderir à Lei do Carma e ao Movimento Ecumênico, dentre tantas outras desgraças espirituais.Admito, sim, que o metabolismo de um praticante de ioga é bem desenvolvido, porém não recomendo um crente praticá-lo.
Jesus é a garantia do nosso descanso e bem, estar físico e espiritual e ele mesmo convida todos os cansados prometendo-lhes descanso eterno (Mt 11.28-30).

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DE QUE FORMA OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DE DEUS?

Na Bíblia Sagrada vários fatos são registrados, cuja procedência é própria do céu ou céus, de tal maneira que nos Salmos 19 Davi expressou que "os céus proclamam a glória de Deus". Com certeza, o salmista olha para o passado e lembra-se das bênçãos, literalmente, advindas do céu, ao mesmo tempo que profeticamente contempla no futuro o Sol da Justiça descendo para iluminar os assentados nas trevas (Ml 5.2;Mt 4.15,16).
A começar pela criação dos luminares Deus se faz notório na aurora da humanidade(Gn 1.14), já no sonhos de José aparecem o sol, lua e 11 estrelas inclinadas diante dele(Gn 37.9).
Deserto causticante.Povo sem direção e uma coluna de nuvem os guia e à noite uma coluna de fogo aponta a direção que Israel devia seguir(Ex 13.21). Ainda no deserto os judeus sentem fome e do céu cai, literalmente, o maná(Ex 16.1-10). E mais uma vez os céus manifestam a glória de Deus no deserto.
Outro exemplo do grande poder de Deus aconteceu em Gibeon quando o sol e a lua pararam para Josué(Js 10.12-15). Nesse caso os céus param para assistir a vitória de um justo, já no caso de Elias os céus se movem por causa dele, quando as aves do céu o sustentaram (IRs17.3,4). O céu, no entanto, parou para Elias, quando orou para não chover(IRs 17.1). O céu se move para consumir o holocausto de Elias(IRs 18.38).
No N.T. ocorre o fato mais importante: dos céus desce o Filho de Deus! Uma estrela brilha no céu para assinalar o seu nascimento(Mt 2.9,10); o Espírito desce dos céus como pompa e pousa sobre o Messias(Mt 3.16) e os céus se abrem para receber o Cristo vitorioso(At 1.9,10).Também do céu ouve-se um vento impetuoso no Pentecostes(At 2.1,2).
Porém a maior manifestação da glória de Deus será quando Cristo aparecer nas nuvens com poder e grande glória.Os céus se abrirão e Cristo resplandecerá buscando o seu povo(ITs 4.16) e reaparecerá para instalar o Milênio(Mt 24.29,30).
Pena que os homens estão cegos(ICo 4.4) e não conseguem ver a glória de Deus nos céus, mas, graças a Deus, nos vemos. Aleluia!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O SIGNIFCADO ESPIRTUAL DAS ESTRELAS.

Na Bíblia Sagrada as estrelas aparecem muitas vezes relacionadas a poesias, metáforas e comparações metafóricas, sendo, dessa forma, polissêmicas, porém, bastante interessantes.
O diálogo profético entre Deus e Abraão, quanto à sua posteridade é muito curioso, haja vista o Senhor comparar a descendência abraâmica com as estrelas, fazendo-o entender quão inumerável seriam os seus descendentes (Gn 15.5;22.27; Rm 4.16).
Já o livro de Números faz brilhar uma estrela diferente: a famosa Estrela de Jacó (Nm 24.17) que pode ser tanto uma profecia messiânica (Ap 22.16) quanto davídica (2 Sm 7.12).
No livro de Jó, Deus inicia o seu diálogo, sendo que na sua quinta pergunta a Jó Ele metafóricamente fala: "...quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam..." (Jó 38.7).Pelo que podemos entender essas "estrelas da alva" são os anjos do Senhor.Uma metáfora curiosa semelhante aparece nos Salmos 147.4, em que Deus chama cada estrela, no entanto, uma metáfora mais curiosa e ambígua surge em Isaías 14.12: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva...!".Neste texto há uma dupla referência, isto é, ao rei da babilônia e a satanás, no entanto, esse mesmo título é atribuído a Cristo Jesus em Apocalipse 22.16, isto por que estrelas não são apenas pontos brilhantes em noites escuras.O sol também é uma estrela, logo Cristo é essa estrela, haja vista ser Sol da Justiça (Ml 4.2) e o apóstolo Pedro nos relembra isso (2Pe 1.19).
De outra forma, os 7 representantes das igrejas da Ásia são representados por 7 estrelas ou 7 anjos (Ap 1.16).
No Apocalipse aparece: uma estrela nomeada de Absinto, que cairá e tornará amarga a terça parte das águas do rios, (Ap 8.10,11).No mesmo livro entra em cena a mulher e o dragão,aquela era vestida de sol (Jesus) tinha os pés sobre a lua (igreja) e com uma coroa de 12 estrelas, que simboliza os doze patriarcas as 12 tribos de Israel.No sonho de José 11 dessas estrelas aparecem (Gn 37.9).
Portanto, nada no céu é destituído de significados espirituais.Atentemos para este fato!