sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA LUA.

Continuando com os nossos estudos sobre o significado espiritual dos astros, hoje discorreremos sobre a importância simbológica da lua na Bíblia..
Algumas características lunares, as quais doravante apresentarei, descrevem a sua rica simbologia eclesiológica.
1. Luminosidade- O supracitado satélite não possui luz própria, apenas reflete os raios solares que recebe durante o dia.Isso simboliza, pelo menos dois fatos:
a) Já que a lua não tem luz própria, depende do sol, também a igreja só reflete a luz que há em Jesus,(Mt 4.16) o Sol da Justiça(Ml 4.2;Jo 8.12).
b) A lua recebe a luz do sol durante o dia, para iluminar a noite.Quando Cristo esteve no mundo, emitiu os seus raios de vida; toda essa luz foi absorvida pelos apóstolos(Jo 17.6-8) , afim de que, quando Ele subisse, o mundo agora fosse iluminado por eles, por essa razão Jesus disse: "Não peço que os tire do mundo" (Jo 17.15).Somos agora pequenos luzeiros (Mt 5.14)!
2.A lua gira em torno do sol (translação)- Anualmente a lua percorre a sua órbita ao redor do sol, da mesma forma que a igreja centraliza-se em Cristo.
3.A lua influi no movimento das marés- Isso indica que os povos ímpios (mares) sempre se movimentaram contra o povo de Deus(Sl 46.2).
4.Finalmente, a lua diariamente recebe ataque de meteoritos- Isto ocorre em função da baixa gravidade sobre a sua superfície,causando crateras até kilométricas, entretanto, a lua nunca foi e nem será destruída .
Quantos ataques e bombardeios a igreja já sofreu ao longo de sua trajetória (Ap 2.10)? No entanto, ela está de pé e as portas do inferno (meteoritos) não prevalecerão contra ela (Mt 16.18)!
Muitos significados a lua ainda guarda em si, inclusive escatológicos, porém, apenas me detive sobre a sua relação com a igreja de Cristo.
Concluo dizendo que precisamos ser mais dependentes de Cristo, ao refletir sua luz; precisamos vencer o mundo, com suas ondas violentas; colocar Cristo no centro e girar em torno dele, sabendo que, por isso, seremos bombardeados , no entanto, seguros em Deus (Sl 46.1)!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO SOL.

No universo nada foi criado por acaso ou destituído de um significado.Também não foi por acaso que Davi escreveu: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19.1), pois o astros criados revelam até mesmo os planos de Deus, no que concerne a redenção efetuada por Jesus Cristo, no entanto, a análise teológica dos astros em nada coincide com as observações da Astrologia, aliás, esta pseudo-ciência apenas surgiu para confundir a mentalidade cega dos homens (IICo 4.4) ,pois, como falou Martinho Lutero, o diabo é o maior imitador de Deus, logo, se há uma verdadeira interpretação simbológica dos astros, também há uma falsa interpretação idealizada pelo diabo.
Quero neste blog discorrer sobre a simbologia escondida no sol, na lua e nas estrelas, mas, por ora, me deterei apenas no sol e seus significados espirituais.
Ao lermos Gênesis 1 , vemos Deus criando os luminares , sendo que um governaria durante o dia e o outro a noite.
O sol, tem uma rica simbologia e nele resume-se a Doutrina da Santíssima Trindade, primeiramente, porque ele é trino (sol, luz e calor) assim com Deus é Trino (Pai, Filho e Espírito Santo).Como sol, representa o Deus-Pai, pois quando este astro nasce no horizonte, não conseguimos ver plenamente a sua luz e nem sentimos o seu calor, não obstante ambos estarem com ele. Isso aponta para Deus, lá no horizonte da criação.Depois que o sol nasce, a sua luz já pode ser vista, isso é uma referência a aparição de Cristo, prenunciada em Genesis 1.3 e cumprida em Mt 4.15,16 e Jo 8.12.
Depois que a luz do sol aparece surge o calor, símbolo do Espírito Santo, que aquece o homem.
Quando a Terra conclui o seu movimento diário o sol ausenta-se de um dos hemisférios, produzindo os dias e as noites.Essa "ausência", simboliza a Ascenção de Cristo, que após brilhar, precisou subir.
Segundo Abraão de Almeida, o tabernáculo sempre era erigido em direção ao nascente do sol.Nesse caso, portanto, o sol é Jesus, o Sol da Justiça (Ml 4.2).
Aleluia!Ele é a nossa luz!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A POBREZA SEGUNDO A BÍBLIA.

Os pobres e necessitados sempre foram alvo de destaque nas páginas do Livro Santo, desde os tempos da Lei até os dias messiânicos, haja vista a sua missão ter sido voltada especialmente aos pobres(Lc 4.18), não obstante, ninguém quer ser pobre!
Deus sempre soube que haveria pobres(Dt 15.11, por isso na Antiga Lei eles eram tratados de maneira muito digna. Isso é visto no Ano do Descanso(Ex 23.10,11;Lv 19.10), no Ano da Remissão(Dt 15.1-6), no trabalho remunerado diariamente(Dt 24.14,15), empréstimos sem juros(Ex 22.25).
A influência é tão forte que Davi escreveu sobre isso(Sl 41.1), transmitiu essa preocupação para Salomão(Pv 19.1), de tal forma que os profetas foram insistentes em defender os direitos dos desfavorecidos socialmente (Is 11.4;Am 4.1;5.11).Porém, o assunto ganha maior audiência quando Jesus identifica-se com os pobres e denuncia o apego excessivo às riquezas.Posso imaginar o ódio dos eminentes enquanto Cristo contava a Parábola dos Primeiros Assentos(Lc 14.7-14).Situação semelhante pôde ter acontecido enquanto era contada a Parábola da Grande Ceia(Mt 14.15-24) ou na Parábola do Fariseu e o Publicano(Lc 18.9-14).Diversas foram as reações dos ouvintes, como é o caso do Jovem Rico(Mt 19.16-22), entretanto os discípulos se alimentavam, de maneira que a Igreja Primitiva tinha um fundo de assistência social (At 2.42;4.32-37) que garantia a ajuda aos irmãos necessitados de Jerusalém. Tal assunto ocupou todo o capítulo 8 de 2 Coríntios, o que nos faz entender que o povo de Deus não deve ambicionar riquezas e muito menos menosprezar os necessitados, tanto crentes como ímpios.
Algumas igrejas arrancam o dinheiro dos pobres crentes em troca de uma prosperidade incerta.
Eles desconhecem o que é ser pobre de espírito (Mt 5.3);pregam riquezas e esquecem-se do Cristo que se fez pobre(2 Co 8.9). Outros deturpam a Cristo como se ele fosse o primeiro comunista da história!
Portanto, meus irmãos, preguemos o Evangelho, sem pregar o Triunfalismo ou Teologia da Prosperidade; preguemos a Cristo e este crucificado(I Co 2.2) e que salva o pobre pecador!