Hoje faz exatamente 10 anos do falecimento do Pr. Isaac Martins. Aos 82 anos, Pr. Isaac passou para o Senhor deixando um importante legado para a Assembleia de Deus em Abreu e Lima/PE, onde foi líder por 35 anos.
O seu ministério foi marcado por atividades pioneiras naquela região, como a fundação das primeiras Assembleias de Deus em Petrolina, Araripina, Cabrobó e Salgueiro. Além disso, sob a sua liderança, a AD Abreu e Lima foi a primeira do Nordeste a investir em missões internacionais, tendo enviado missionários para os EUA, Venezuela, São Tomé e Príncipe, Israel, Austrália, Portugal, Estados Unidos, Timor Leste e Equador, tendo neste último construído os incríveis 81 templos! O "Apóstolo de Pernambuco", como era conhecido, desbravou as insalubres regiões sertanejas, tendo embates ferrenhos com o catolicismo dominante no Estado, porém, apesar de todo o labor, Isaac floresceu e em seu ministério, o primeiro orfanato e e abrigo de idosos evangélicos foi aberto no Nordeste!
Muito poderia descrever sobre o Pr. Isaac, porém um fato não menos importante precisa ser trago a memória: foi ele que, com uma atitude visionária, cheia de fé e piedade, fez uma aposta ousada na carreira de Ozeias de Paula, um jovem magrelo, solteiro e recém-formado em Teologia!
Desde a infância, Ozeias já cantava no coral da Assembleia de Deus em Santo Aleixo/RJ e o agudo de sua voz já chamava a atenção e de um certo modo constrangendo-o, pois diziam que a voz dele parecia voz feminina entre os coristas de voz masculina. No entanto, o maestro Álvaro percebeu que naquela voz tinha "uma mina de ricos tesouros." Com essa experiência corista, aos 18 anos, Ozeias embarca em uma turnê nacional com os seus famosos irmãos Otoniel e Oziel e chega a Recife, onde participou de diversas cruzadas evangelísticas lideradas pelo Pr. Isaac que após ouví-lo disse: "gravem o Ozeias!". E aí começa um investimento inusitado que descrevo nas linhas a seguir.
Pr. Isaac Martins Rodrigues vendeu seu luxuoso carro do ano (1969) para a gravação do primeiro LP em que o Ozeias participaria com seus irmãos, o LP "Oásis de Amor", lançado pela extinta gravadora "Milagres da Fé". O LP não foi um sucesso nacional de vendas, porém Otoniel e Oziel foram uma espécie de vitrine para o Ozeias que no ano seguinte já se desvinculava de seus irmãos e seguia carreira solo, gravado o "Gozo da Salvação".
A maior parte do sucesso de Ozeias naqueles anos iniciais concentrou-se em Recife, cidade que seria futuramente a rota de lançamento de todos os grandes discos quando Ozeias tornou-se famoso e percorria os cinco continentes. Aquela que parecia ser uma atitude muito louca do Pr. Isaac tornou-se a chave do sucesso daquele que seria nos anos 70 e 80 "o fenômeno", para usar a expressão do Pr. Jabes de Alencar.
Ozeias não esconde sua gratidão ao Pr. Isaac e desenvolveu ao longo dos anos um vínculo de amizade muito forte com sua família. Em uma visita realizada em fevereiro de 2018 ao Espaço FÊMEA" no Shopping Paulista em Recife Ozeias disse: "Eu quero agradecer a Deus, para toda a posteridade, a vida do Isaac Martins Rodrigues, muito bem representado pela professora Adna Rodrigues, sua fiha, neste momento."