segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O ESTRANHO VOTO DO BISPO MACEDO A BOLSONARO


A recente declaração do bispo Edir Macedo em apoio a Bolsonaro soa para mim muito estranho. Não é por causa de sua ligação anterior com Dilma e Lula, afinal quase todo mundo que conheço já votou no partido.

O que soa estranho é um suposto afastamento do PT e a manutenção de crenças não ortodoxas como o aborto e homossexualidade, divergindo do que historicamente as igrejas protestantes tem defendido e registrado nos seus credos. Bolsonaro, caso seja eleito, já garantiu lutar na defesa da vida intrauterina e barrar qualquer tentativa de legalizar o aborto nos casos ainda não previstos na lei, mesmo que o Congresso queira levar adiante.

Edir Macedo é capitalista nato. Ele teve a oportunidade de fazer da Record a primeira emissora conservadora do Brasil, porém, sabe-se lá por quais motivos, sua TV tem feito pouquíssimo a esse respeito. Aliás, de acordo como os depoimentos do ex-Bispo Primaz e candidato a deputado estadual Renato Suhett, o bispo Macedo, quando da compra da emissora, traiu a sua equipe de pastores da IURD, pois havia prometido que a Record seria a emissora oficial dos evangélicos, porém bastou a transação ser efetuada para que ele, de forma clara e direta, dissesse que a Record seria uma emissora comercial.

Como já disse, ele é um capitalista nato e, como tal, visualisa todas as oportunidades de lucro. O crescimento do movimento conservador no Brasil o tem feito investir muito dinheiro na produção de novelas bíblicas, algo que tem surtido um efeito positivo enorme. Essa massa conservadora em torno do candidato Jair Bolsonaro pode ter sido importante para a declaração pública do voto do bispo da Universal, pois ele sabe que a direita está se afastando da mídia tradicional, especificamente do jornalismo, e migrando para fontes alternativas na internet.

Uma das reclamações da direita é essa inexistência no Brasil de um veículo de comunicação conservador, já que 80% dos brasileiros são conservadores. Não há uma emissora de rádio conservadora. Não há um canal de TV conservador e nem um jornal com esse perfil. É, agora, a oportunidade de ouro de Edir Macedo investir nesse público e assumir a liderança no lugar da Globo. Repito: só não assume a liderança no IBOPE se ele não quiser!

O que me parece estranho é que o PR, o braço político da Igreja Universal, envolvido na Lava Jato, esteja apoiando oficialmente o Geraldo Alckmin. Teria o Macedo percebido que Alckmin perdeu as chances de chegar ao segundo turno?
Longe de querer insinuar que Macedo é um oportunista, convém analisar o quanto a emissora faturou nos anos do PT. A Record foi a segunda emissora que mais recebeu verba federal nos 13 anos do Partido dos Trabalhadores, somando cerca de 2 bilhões de reais, segundo o Portal UOL. Bolsonaro já afirmou categoricamente cortar essas verbas para emissoras de TV. Estaria Edir Macedo se aproximando do candidato para manter essa dinheirama? Talvez não. As falas recentes de Lula, José Dirceu, Fernando Haddad, e o plano de gornerno da campanha do PT nesta eleição prometem claramente regular a imprensa, o que para um bom entendedor significa censurar os meios de comunicação livres.


Eu quero crer que de fato haja um sentimento honesto no coração do bispo. Na Live feita em seu Facebook em que declarou apoio ao capitão, Macedo fez considerações bem ponderadas sobre a situação política do Brasil, o que pode indicar uma preocupação de fato com o Brasil e com a igreja brasileira. Vamos aguardar, mas de alguma forma esse apoio é bem-vindo! 

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

QUEM SÃO OS ARTISTAS GOSPEL QUE APOIAM BOLSONARO?


Em tempos de redes sociais ficou cada vez mais fácil perceber as inclinações políticas das pessoas que não fazem questão de as esconderem. Esse é o caso de alguns artistas evangélicos que se dispõem a enfrentar duras críticas e receber elogios de seus fãs por causa de sua opção política.

Jair Bolsonaro, católico conservador, lidera a corrida presidencial e é o candidato favorito da maioria dos evangélicos. Sendo pertencentes a esse grupo social, diversos artistas publicamente já declararam votos ao presidenciável, mesmo sabendo que essa é uma questão muito delicada, pois, em alguns casos, pode até prejudicar suas carreiras artísticas. Por esse motivo, muitos evitam se posicionar politicamente, enquanto que outros dão apenas poucos indícios de sua preferência política. A seguir, farei uma relação de artistas da elite gospel que apoiam declaradamente o candidato Jair Bolsonaro. Convém dizer que essas informações foram retiradas de seus perfis pessoais no Facebook e Instagram, vídeos da internet e comentários em postagens de artistas que também já se posicionaram apoiando o Jair.

1. Lenilton Silva - O ex-Novo Som sempre usou seu perfil no Facebook para criticar com muita veemência o Socialismo e há mais de dois anos postou uma foto ao lado do candidato e declarando que "se tudo der certo, vou trabalhar com esse cara e ajudar a colocá- lo na presidência da Republica em 2018."

2. Samuel Mariano - Talvez Samuel seja um dos artistas que menos faz questão das reações das pessoas em relação ao seu apoio ao candidato. Em suas redes sociais, bem como nos posts dos artistas que apoiam o Bolsonaro, ele não deixa de tecer comentários sobre sua preferência pelo candidato.

3. Mattos Nascimento: Esta foi uma das manifestações que mais repercutiu entre a classe artística. Mattos gravou um vídeo declarando seu apoio e horas depois recebeu outro vídeo gravado por Bolsonaro agradecendo a consideração. Mattos Nascimento resolveu disputar uma vaga no senado neste ano.

4. Ozeias de Paula: O clássico cantor mineiro já apoiou Marina Silva na eleição passada e tem uma amizade muito antiga com o senador Álvaro Dias, porém, recentemente, por meio de seu perfil no Facebook compartilhou dois posts em apoio Bolsonaro.

5. Banda Som & Louvor: Não podemos afirmar que todos os integrantes apoiam o presidenciável, porém, em uma postagem feita pela página Gospelmente, algum integrante usou o perfil oficial da banda para declarar apoio a ele.

6. André Valadão: "É de admirar a clareza e a verdade quando Bolsonaro diz que colocará pessoas qualificadas em áreas especificas do seu governo", afirmou o cantor em sua conta no Instagram.

7. Pastor Lucas: Com uma foto postada em seu Instagram ao lado do candidato, o cantor escreveu: "hoje eu mitei" e usou a hashtag #Bolsonaro2018.

8. Delino Marçal: O cantor respondeu ao post do seu colega Pr. Lucas e escreveu "mito".

Convém dizer que os cantores são livres para declararem publicamente em quem vão votar e isso deve ser respeitado por qualquer fã. Afinal, são cidadãos que também tem suas preocupações com o futuro do Brasil e é mais do que legítimo se manifestarem.


- Por Aleckson Marcos

sábado, 7 de julho de 2018

MORRE FELICIANO AMARAL!



Faleceu, às 6:20 da manhã de hoje, o cantor Feliciano Amaral em Porto Velho. O cantor de 97 anos, o mais antigo do mundo, segundo o Guinness Book, há mais de 6 meses vinha realizando um tratamento contra uma leucemia descoberta no ano passado. A informação acabou de ser publicada pela filha do cantor, Délia Brasil.

A situação de Feliciano piorou bastante nas últimas duas semanas, o que levou a família a saber que o seu falecimento era inevitável, exceto se houvesse uma intervenção divina. Durante esta semana, o cantor Mattos Nascimento usou suas redes sociais para orar por Feliciano Amaral e aproveitou para reafirmar que ele considera Feliciano Amaral o maior cantor da música evangélica brasileira, a quem chamou de "meu ídolo".

Feliciano foi o primeiro cantor a gravar um disco evangélico no Brasil em 1948, sendo que em 2018 a primeira gravação de um disco cristão em terras brasileiras faz 70 anos! Esse pioneirismo associado às canções históricas rendeu a Feliciano admiração de cantores evangélicos de todas as épocas.

Fica entre nós a saudade do Rouxinol do Sertão e a certeza de que ele cumpriu seu ministério com muito afinco, levando pessoas a Cristo e abrindo um caminho muito fértil hoje que é a música evangélica.
"Mui cansado estou, mas procuro o Senhor

Dele a voz eu almejo ouvir

Na gloriosa manhã ou a noite ao dormir

Haverá paz no vale pra mim"


quarta-feira, 20 de junho de 2018

"Eu lá quero saber de hinos! Quero saber é da Palavra!"


E você acha que é piedoso falar assim? Certamente você não está no mesmo espírito de Paulo, que disse: "Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" (1Co 14.26). O culto genuinamente cristão inclui tanto salmos (louvores) como doutrina (pregação/ensino), e tudo pode cooperar juntamente para a edificação da igreja, se administrados com temor e sabedoria. Como exigente pregador das Escrituras posso dizer que celebro aqueles momentos que antecedem a exposição da Palavra, e que são dirigidos com profundo temor em meio a hinos bem tocados e cantados que exaltam a Cristo e vão pavimentando os corações dos crentes para a Palavra de Deus ter livre curso. Vivi isto no último domingo, inclusive, onde pude, num culto de jovens, deleitar-me ouvindo, dentre muitos outros, louvores como "Eu agora sou de Deus" (de Mattos Nascimento") e "Meu tributo" (cuja versão em português se eternizou na voz de Victorino Silva). A cada hino cantado, fagulhas da mensagem que já queimava em meu coração eram lançadas sobre a igreja!
Ah, e antes que você me lembre que há abuso no tempo destinado às canções nos cultos hoje, devo dizer-lhe que estou totalmente ciente disso, e eu mesmo já procedi não poucas críticas ao cantarolar interminável que subtrai o tempo de exposição da Palavra - o que se torna ainda mais deprimente quando as músicas são esvaziadas de conteúdo bíblico e daquela genuína adoração que exalta a Deus. Todavia, uma visão equilibrada não propõe o descarte ou menosprezo do momento musical no culto, e sim a moderação na distribuição das oportunidades para os louvores - e que devem ser louvores de fato!
Desvalorizar o momento do louvor no culto, ao invés de participar dele aproveitando para oferecer a Deus "salmos, hinos e cânticos espirituais" (Ef 5.19), é oferecer a Deus um cordeiro manco, um culto deficiente, ou até mesmo "fogo estranho", não ordenado por Deus! Você que é exigente na pregação, mas que só chega atrasado para os louvores em sua igreja ou que fica distraído durante esse momento, reflita sobre isso, e ofereça a Deus o culto completo, como Ele merece!
Tiago Rosas

sábado, 16 de junho de 2018

CONHEÇA 06 ESTRELAS DA COPA DECLARADAMENTE EVANGÉLICOS


A febre da Copa do Mundo já consome o planeta! Ao aprender as histórias de centenas de atletas de quase três dúzias de países, ouça-os falar sobre sua fé em suas próprias palavras.







Alisson Becker, Goleiro (Brasil)

Um dos jogadores da seleção brasileira que não escondem sua fé cristã é o Alisson Becker que recentemente usou sua mídia social para louvar a Deus pela oportunidade de jogar sua primeira Copa do Mundo: “Muito feliz por receber a oportunidade de defender meu país em uma Copa do Mundo! Realização de um sonho !!!! ... Glória a Deus!!”. A estrela de Roma, de 25 anos, recentemente aconselhou a futuros goleiros que a fé desempenha um papel importante no sucesso. "Se você quer ser um grande goleiro, precisa trabalhar muito. Isso é o que eu faço. Você precisa estar muito focado no futebol e acho que a fé também é importante", disse ele, "se você acredita em Deus, você sabe que tem que fazer o seu melhor em campo e colocar amor em tudo que faz na vida."

Edinson Cavani, avançado (Uruguai)

Em 2014, o companheiro de equipe de Edinson Cavani, Luis Suárez, ganhou notoriedade internacional por morder um competidor em uma partida da Copa do Mundo. Esse nível de agressão não é o estilo de Cavani. Jogando em sua terceira Copa do Mundo, o favorito do Paris Saint-Germain, de 31 anos, tem sido sincero sobre o papel que Jesus desempenha em sua vida, chegando a estampar em uma camiseta “Eu pertenço a Jesus”. Vários anos atrás, perguntaram a Cavani se ele se considerava um atleta de Cristo. "Não, não, não. Eu sou um atleta para Cristo", disse ele. "É por isso que eu jogo para Ele, para dar-lhe glória, para agradecer por me dar a habilidade de jogar futebol ... por me dar aquele dom divino. Eu estou tentando administrar esse dom mais e mais.”

Radamel Falcao, Forward (Colômbia)

Quando seu país finalmente chegou à Copa do Mundo em 2014, após 16 anos, Radamel Falcao sofreu uma lesão. Desta vez, Falcao, artilheiro de todos os tempos da Colômbia, está saudável e pronto para o torneio. Atual capitão do AS Monaco, da Ligue 1, Falcao é conhecido por levantar a camisa depois de marcar, revelando uma camiseta que diz: "Com Jesus nunca estarás sozinho". Ele é conhecido por pedir aos seus companheiros de equipe para ler a Bíblia com ele e frequentar os cultos da igreja. No início deste ano, ele lembrou seus quase 17 milhões de seguidores no Twitter: "Jesus é a nossa esperança. Ele fez tudo. Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer (...) você será salvo”.

Odion Ighalo, Atacante (Nigéria)

Mesmo antes de se classificar para sua primeira Copa do Mundo, Odion Ighalo sabia que tinha muito a agradecer. Ighalo, 28, cresceu com pouco acesso a água potável, comida e eletricidade, em uma das partes mais pobres de Lagos. Agora jogando por Changchun Yatai na China, ele regularmente envia uma parte de seu salário de volta para sua família, sonha em abrir um orfanato, e frequentemente agradece a Deus por sua vida e carreira de futebol em suas contas de mídia social. "Nem sempre tínhamos o que queríamos ou precisávamos, tínhamos que lutar", disse ele ao The Guardian. “Foi difícil viver, difícil de comer e é por isso que agradeço a Deus quando olho onde estou agora.”

Keylor Navas, Goleiro (Costa Rica)

Em 2014, a Costa Rica surpreendeu o mundo ao chegar às quartas de final. Uma das principais razões para o sucesso da equipe foi Keylor Navas, o agora goleiro de 31 anos. Para Navas, que também joga pelo Real Madrid, sua fé é um dos fundamentos de sua vida. “Minha fé é a coisa mais importante. Eu acredito que, no momento em que eu tive um relacionamento muito pessoal com Deus e eu realmente sabia o que a Palavra dele dizia, não era sobre religião. Foi sobre saber que o que a Bíblia nos diz é o que Ele nos deixou ”, disse ele em entrevista ao jornal espanhol El Mundo. “Isso mudou minha vida. Encheu o vazio no meu coração. É por isso que sou muito grato”.

Luis Tejada, Atacante (Panamá)

Ele é o maior goleador da história do futebol panamenho (43 gols). Agora a aposentadoria está finalmente em vista. A terra natal de Luis Tejada qualificou-se para a Copa do Mundo este ano, e é tudo que ele sempre quis. Tejada, que atualmente joga no Sport Boys da Primera División peruana, cresceu em alguns dos bairros mais difíceis da Cidade do Panamá e credita o futebol e Deus a salvar sua vida. "Eu não sei o que seria de mim se eu não tivesse me tornado um jogador de futebol", disse ele ao The Guardian. "Eu não sei se eu estaria morto, se eu estivesse em uma gangue, ou se acabaria fazendo algo de bom. Por essa razão, agradeço a Deus por ele ter me agarrado a tempo e assumido o controle de mim”.

By Christianity Today

sexta-feira, 15 de junho de 2018

CONHEÇA A ESTRATÉGIA DE EVANGELIZAÇÃO NA COPA DA RÚSSIA

A Rússia aprovou em 2016 leis que restringiam a liberdade de culto, proibindo a evangelização em público. Alegando que era uma medida contra o “terrorismo”, sufocou toda manifestação religiosa que não fosse da Igreja Ortodoxa, historicamente ligada ao governo.
Porém, durante a Copa do Mundo de 2018, que começou ontem (14) e se estenderá por cerca de um mês, há um visível ‘afrouxamento’ de algumas leis, visando causar uma boa impressão já que os olhos do mundo estão sobre o país nesse período.
Estatisticamente, os evangélicos são cerca de um por cento da população e estatisticamente estão estagnados. Com a divulgação de que mais 90% de todos os ingressos já foram vendidos para os 64 jogos da competição, os torcedores que forem assistir as partidas nas igrejas terão a oportunidade de conhecer um Jesus que para muitos é ‘novidade’, uma vez que a maioria dos ortodoxos conhece apenas os rituais religiosos, mas não possuem um relacionamento pessoal com o Salvador.
A estratégia é inovadora, unindo tanto cópias físicas quanto virtuais do material para comunicar a mensagem. Serão oferecidas cópias do Novo Testamento em russo, com uma capa especialmente projetada, além de pipoca e sementes de girassol para comerem durante as partidas. Os folhetos alusivos contêm um código QR que leva a um aplicativo. Após ser baixado, o usuário tem acesso a cerca de 70 páginas de material de discipulado.
Espera-se atingir três milhões de pessoas. São 400 igrejas oficialmente engajadas nos esforços. A expectativa é que pelos menos 1.800 grupos de estudo bíblico nas casas sejam iniciados até o final da Copa, juntamente com acampamentos que visam alcançar 15.000 crianças.

Com informações Gospel Prime

quinta-feira, 14 de junho de 2018

O MOMENTO É DE ORAÇÃO, E NÃO DE JULGAMENTO TEOLÓGICO!

Há pessoas que desconsideram o senso mínimo de misericórdia e piedade cristã, e na primeira oportunidade que têm de atacarem seus desafetos o fazem friamente. É assim que podemos descrever aqueles que aproveitam a atual situação de saúde da cantora Ludmila Ferber fazer disso um ringue teológico.

Ludmila encontra-se em tratamento contra um câncer descoberto recentemente e suas inclinações teológicas não são historicamente aceitáveis. Confissão Positiva e Auto-ajuda são características quase onipresentes em suas canções e nós da página Efésios 2 não concordamos com essas preferências teológicas, pois cremos que a única palavra que tem poder no mundo espiritual é a Palavra de Deus e que canções de auto-ajuda estão focadas no homem e não em Deus. Porém, apesar de nossas discordâncias, o momento não é para falar disso, mas sim para exerceremos misericórdia, isto é, se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram (Rm 12.15).

Para quem está passando pelo tratamento dessa doença que é o terror da homem moderno, não precisa que sejam jogadas na sua cara qualquer preferência teológica, mesmo que ela seja contraditória com mundo real, pois, afinal, o que adiantará? O que o povo de Deus precisa neste momento é de comunhão e intercessão (Tg 5.16).

A mesma coisa fizeram quando do falecimento do filho da Eyshila. A cantora já havia profetizado a cura do seu filho, porém ele veio a falecer. Aproveitaram a contradição teológica da cantora para massacrá-la sem nenhuma misericórdia.
Portanto, reitero que não concordamos com as posturas teológicas da cantora Ludmila Ferber, porém o momento é para orarmos, intercedermos por ela e fazermos um clamor ao nosso Deus para que nos dê fé suficiente para aceitarmos qualquer decisão soberana que só a Ele pertence. 

terça-feira, 29 de maio de 2018

ISAAC MARTINS: O HOMEM QUE APOSTOU NA CARREIRA DE OZEIAS DE PAULA


Hoje faz exatamente 10 anos do falecimento do Pr. Isaac Martins. Aos 82 anos, Pr. Isaac passou para o Senhor deixando um importante legado para a Assembleia de Deus em Abreu e Lima/PE, onde foi líder por 35 anos.

O seu ministério foi marcado por atividades pioneiras naquela região, como a fundação das primeiras Assembleias de Deus em Petrolina, Araripina, Cabrobó e Salgueiro. Além disso, sob a sua liderança, a AD Abreu e Lima foi a primeira do Nordeste a investir em missões internacionais, tendo enviado missionários para os EUA, Venezuela, São Tomé e Príncipe, Israel, Austrália, Portugal, Estados Unidos, Timor Leste e Equador, tendo neste último construído os incríveis 81 templos! O "Apóstolo de Pernambuco", como era conhecido, desbravou as insalubres regiões sertanejas, tendo embates ferrenhos com o catolicismo dominante no Estado, porém, apesar de todo o labor, Isaac floresceu e em seu ministério, o primeiro orfanato e e abrigo de idosos evangélicos foi aberto no Nordeste!

Muito poderia descrever sobre o Pr. Isaac, porém um fato não menos importante precisa ser trago a memória: foi ele que, com uma atitude visionária, cheia de fé e piedade, fez uma aposta ousada na carreira de Ozeias de Paula, um jovem magrelo, solteiro e recém-formado em Teologia!

Desde a infância, Ozeias já cantava no coral da Assembleia de Deus em Santo Aleixo/RJ e o agudo de sua voz já chamava a atenção e de um certo modo constrangendo-o, pois diziam que a voz dele parecia voz feminina entre os coristas de voz masculina. No entanto, o maestro Álvaro percebeu que naquela voz tinha "uma mina de ricos tesouros." Com essa experiência corista, aos 18 anos, Ozeias embarca em uma turnê nacional com os seus famosos irmãos Otoniel e Oziel e chega a Recife, onde participou de diversas cruzadas evangelísticas lideradas pelo Pr. Isaac que após ouví-lo disse: "gravem o Ozeias!". E aí começa um investimento inusitado que descrevo nas linhas a seguir.

Pr. Isaac Martins Rodrigues vendeu seu luxuoso carro do ano (1969) para a gravação do primeiro LP em que o Ozeias participaria com seus irmãos, o LP "Oásis de Amor", lançado pela extinta gravadora "Milagres da Fé". O LP não foi um sucesso nacional de vendas, porém Otoniel e Oziel foram uma espécie de vitrine para o Ozeias que no ano seguinte já se desvinculava de seus irmãos e seguia carreira solo, gravado o "Gozo da Salvação".

A maior parte do sucesso de Ozeias naqueles anos iniciais concentrou-se em Recife, cidade que seria futuramente a rota de lançamento de todos os grandes discos quando Ozeias tornou-se famoso e percorria os cinco continentes. Aquela que parecia ser uma atitude muito louca do Pr. Isaac tornou-se a chave do sucesso daquele que seria nos anos 70 e 80 "o fenômeno", para usar a expressão do Pr. Jabes de Alencar.

Ozeias não esconde sua gratidão ao Pr. Isaac e desenvolveu ao longo dos anos um vínculo de amizade muito forte com sua família. Em uma visita realizada em fevereiro de 2018 ao Espaço FÊMEA" no Shopping Paulista em Recife Ozeias disse: "Eu quero agradecer a Deus, para toda a posteridade, a vida do Isaac Martins Rodrigues, muito bem representado pela professora Adna Rodrigues, sua fiha, neste momento."

quarta-feira, 25 de abril de 2018

JERRY ADRIANI: ANTES DE FALECER PARTICIPOU DE DISCO GOSPEL!

Segunda-feira, dia 23 de abril, fez um ano do falecimento do cantor Jerry Adriani. Talentosíssimo, com uma afinação incrível, voz potentíssima e com um carisma que lhe era marcante, Jerry foi um dos precursores do rock no Brasil e ajudou a montar o cenário para a explosão desse segmento na década de 80, quando, curiosamente, o deixou para se aventurar no estilo romântico popular.

Antes de seu falecimento, provocado por um câncer no pâncreas, Jerry teve participação na gravação de uma música do primeiro disco da banda Libro - banda de rock cristão alternativo formada por Roger Cataldo, Jeff Araújo, Fellipe Roz e Rodrigo Cunha.
No disco, Jerry Adriani divide os vocais com Fellipe Roz na 13ª faixa, "Uma Nova Canção" - música de conteúdo romântico.

Quem também tem participação especial no disco é Marcus Menna ("Um Novo Caminho), ex-integrante do LS Jack, e César Belieny ("Terra de Sião" e "Olhe pra Mim").
“Todos foram muito solícitos e toparam de cara participar do projeto. O único lamento é o fato de que o nosso amigo Jerry Adriani não pode ver o lançamento do CD, ele estava muito ansioso para ver o resultado final”, disseram os integrantes do grupo ao Gospel Prime.


O último trabalho de Jerry Adriani foi "Família" (2012), um CD religioso com regravações de grandes sucessos da música religiosa brasileira e conta com dois hits evangélicos: "Família", que dá título ao disco e foi primeiramente gravado por Régis Danese e "Consagração", interpretado primeiramente no Brasil por Aline Barros, em 1995.

terça-feira, 17 de abril de 2018

NOVO LIVRO ESTA SENDO PREPARADO COM POESIAS INFANTIS E INCLUSÃO!

 O poeta cururupuense Mateus Gonçalves Borges  que possui um livro " Gemidos da Alma" está com outro novo projeto literário em construção. Um novo Livro, que vai revelar a poesia infantil contida em Mateus Borges e este livro terá a parceria da escritora de Literatura infantojuvenil Sharlene Serra, onde já possui uma trajetória voltada para a educação inclusiva.
O olhar poético extraído de infâncias de Mateus Borges e a inclusão contida na escritora Sharlene Serra farão parte deste novo livro que está sendo produzido.  Embora seja o seu primeiro trabalho voltado para as crianças, Mateus sempre teve contato com o público, onde já recebeu homenagem dos alunos do Espaço Educacional Gente Crescendo.
A escritora Sharlene Serra já possui experiência na literatura inclusiva. Esta parceria vem a somar, no sentido de mostrar que a poesia e inclusão andam de mãos dadas. 
Aguardem as novidades desta parceria!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

NEM SÓ DE EDISON COELHO VIVE OZEIAS DE PAULA

Por ocasião do Dia Internacional do Compositor celebrado hoje, dia 15 de janeiro, convém fazer menção a diversos outros compositores que, além de Edison Coelho, ajudaram Ozeias de Paula ser o maior sucesso da música cristã de todos os tempos no Brasil, pois comumente se pensa que Edison é autor de todos os sucesso que Ozeias interpretou e que, por isso, de certa forma, ele é o único responsável pelo sucesso dele. É importante adiantar que neste escrito não pretende listar todos os compostores com quem Ozeias fez parcerias, mas aqueles que compuseram músicas de grande sucesso.

Antes de tudo, é preciso dizer, sem a menor dúvida, que Edison Coelho é o maior compositor da música cristã no Brasil e a sua parceria com Ozeias Moura de Paula é a mais bem sucedida que já existiu em nossa música cristã em solo brasileiro. São dezenas, ou melhor, centenas de canções com o mais puro rigor técnico e teológico em uma época em que alinhamento bíblico era o mínimo exigido para uma música cristã fazer sucesso. Edison assinava discos inteiros de Ozeias que com perfeição interpretava brilhantemente cada verso à altura que a letra exigia.

Tendo considerado a extrema importância de Edison, convém reconhecer outros excelentes compositores que, aliás, deram  projeção nacional (e porque não dizer internacional?) à carreira de Ozeias, a começar pelo Rev. Juan Romero, autor do maior sucesso interpretado por este mineiro de Muriaé, "Cem Ovelhas", considerado pela crítica o 5º melhor disco da música cristã brasileira. Sem "Cem Ovelhas", Ozeias talvez não seria o sucesso que é, mas, claro, as mãos de Deus estavam trabalhando nos bastidores, usando o talento humano para abençoar outros humanos e glorificar a Suprema Divindade. Ainda no mesmo disco, convém destacar as duas inesquecíveis versões da missionária americana Dorris Lemos ("Ninguém se Importa", "O Semeador e o Ceifeiro"), falecida no dia 23 de outubro de 2009 e a magnífica e autobiográfica "Hoje Sou Feliz" do pai do Ozeias, pastor Antônio de Paula. Aliás, Antônio de Paula é autor da música "Vou Caminhando", gravada no LP "Canto Aleluia".

Outra parceria de sucesso foi feita com Paulo Silva, autor dos hits "Momentos", segunda faixa do LP Com Amor e "Amanhã", do disco Viva com Deus e "Estou Aqui, Senhor", gravada no disco Paz e Comunhão.

Paulo Silva escreveu canções inesquecíveis interpretadas por Shirley Carvalhais e Ozeias de Paula e, conforme conta Elvis Tavares: "a receptividade foi tão interessante que o cantor, ao ingressar no cast da Polygram (hoje Universal Music), manteve Paulo Silva no rol de seus autores preferidos nos três fonogramas que realizou naquela multinacional: Tens, Com Amor e Minha alegria. Neste último, OP colocou cinco canções de Paulo Silva, inclusive a faixa-título."

Recife é terra de grandes artistas e Eduardo Silva é um dos grandes compositores, tendo mais 3.000 composições,sendo que parte delas foi gravada por grandes nomes, como Eliézer Rosa, Marco Aurélio e Rayssa&Ravel. Ozeias de Paula gravou quatro canções de grande sucesso: "Creia", "Conclusões,", do álbum Com Amor, "O Olhar de Jesus", do Minha Alegria, "Súplica" e "Confidências", do aclamadíssimo álbum Confidências.

Ainda falando no álbum Com Amor, surge uma parceria no mínimo interessante. O galã e fenômeno da Jovem Guarda, recém-convertido ao evangelho, Ed Wilson, escreve canções imortais e marcantes na carreira de Ozeias de Paula, em parceira com seu amigo Joran. "Para um Pouco pra Pensar", Existe Solução" e "Do Jeito que Eu Sou" que fizeram até mais sucesso que a faixa-título. E parceria continua no disco seguinte (Mais que Vencedor) com a gravação de "Junto a Ti" e outras canções assinadas ora por Orlando Silva e Joran, ora só por Joran. No disco Confidências, Ed Wilson e Solange de Cezar escrevem a inesquecível "Batidas do Coração" e "Por Você", faixa romântica do disco, onde Ozeias faz um dueto com a própria Solange.

Álvaro Tito, além de ser o excelente intérprete, também é um compositor de mancheia e Ozeias gravou três de suas canções, sendo duas no LP Tens (Sangue de Jesus e Vem Filho Meu) e "Paz e Comunhão", faixa que dá título a um dos mais apreciados discos pela crítica especializada. No mesmo LP, Daniel de Sousa escreveu a melancólica "Semente", cuja apreciação dos cearenses é enorme e Oscar Silva é o autor de "Há um Caminho" e "Queria".

Como esquecer "De Braços Abertos"? O compositor desse hit é o também cantor Atilla Junior (aliás,por onde anda Atilla Junior?) e nesse mesmo LP, Isaias Francisco escreveu "Lindo Céu" e Moacir Bastos, "Basta um Olhar" e "Se Todos Tivessem Jesus no Coração", sendo esta última muito apreciada em todos os segmentos evangélicos.


Enfim, como o próprio título deste texto sugere, Edison Coelho foi essencial na carreira de Ozeias de Paula, mas outros compositores deram suas valiosíssimas contribuições para que a sua carreira fizesse dele "o fenômeno", conforme disse o pastor Jabes de Alencar. E vem aí o novo disco de inéditas de Ozeias e a parceria com Edison Coelho continua imbatível!